As 8 melhores práticas para executar um programa de eficiência de combustível

O consumo de combustível é uma das maiores preocupações de um sistema de gestão de frotas. Por isso, separamos práticas para melhorar a eficiência!
14/03/2022
3 min de leitura

O consumo de combustível é uma das maiores preocupações para os gestores de frotas. Afinal, esse é um dos maiores custos dentro da gestão e um desafio que muitos enfrentam.

Para economizar e ter bons resultados, é importante adotar algumas medidas para a redução de consumo de combustível, dentro delas, uma boa condução. Mesmo que seja algo óbvio, muitas pessoas ainda não sabem como ter uma melhor eficiência no uso do combustível.

Além disso, ao reduzir o combustível, o meio ambiente é beneficiado já que tem uma diminuição no consumo de carbono e a frota é compatível com valores ecológicos. Por isso, separamos 8 melhores práticas para conseguir a tão almejada eficiência de combustível.

1. Atualize a eficiência da sua frota

É importante que você tenha todas as informações da sua frota e use isso ao seu favor. Estude sempre as rotas que serão realizadas pelos motoristas como também mantenha-se atualizado sobre todas as informações do trajeto e as informações passadas pelos clientes.

Qualquer mudança que ocorra, deve ser registrada no seu banco de dados para te auxiliar diante de qualquer imprevisto que possa acontecer.

2. Recompense os bons condutores por meio da pontuação

Um programa de pontos é uma forma eficiente de avaliar onde o seu motorista mais acerta e onde ele pode melhorar. Seja para recompensar os motoristas, fazer uma competição saudável entre eles ou até mesmo para uma avaliação somente interna.

Os pontos servem para que o gestor tenha uma melhor visão das competências de cada motorista. Além de incentivar cada um a buscarem por bons resultados para si e para a empresa.

3. Planeje as rotas com antecipação

Estude os trajetos que serão realizados para antecipar possíveis problemas que possam acontecer. Assim, será possível fazer um planejamento das suas rotas e repassar às informações aos motoristas de modo que tenha uma melhor eficiência de combustível.

O planejamento da sua rota vai te ajudar numa melhor gestão de tempo, assim como ter resultados mais efetivos no dia a dia.

4. Verifique a pressão dos pneus

Quando os pneus estão desregulados, o consumo de combustível aumenta. A calibragem de pneus é algo que todos sabem das importâncias, mas muitos esquecem por conta da demanda diária.

Então, coloque na sua rotina de, pelo menos, uma vez por semana, verificar a pressão e calibrar os pneus de acordo com as características da sua frota.

5. Não carregue peso desnecessário

O peso do que você transporta influencia no consumo do combustível. Cada veículo tem o seu limite de carga e você deve estar atento em relação a essa informação.

Ao colocar um peso porque o espaço está disponível, o veículo pode operar acima da sua capacidade e aumenta no consumo. Por isso, evite carregar o que não for necessário.

6. Dê um feedback direto aos motoristas em relação ao consumo de combustível

Ter conversas frequentes com os motoristas é importante para analisar ainda mais cada situação. Afinal, é importante entender porque o consumo de combustível aumentou ou diminuiu em determinadas rotas.

Imprevistos acontecem, mas alguns erros podem ser evitados e esse feedback direto com os motoristas é fundamental. Já que ele é uma pessoa-chave para o sistema de frota.

7. Use apenas os veículos que precisa

Se você já estudou, fez um planejamento e está tudo certo com o que deve ser feito, então não precisa usar veículos a mais por conta de precaução de possíveis acontecimentos.

Você deve economizar de forma eficiente para que os resultados favoreçam tanto a empresa quanto o cliente. Então, evite sair com veículos que não são necessários para a demanda da rota e economize.

8. Crie estratégias por meio de cartões de combustível

Os cartões de abastecimento são uma forma de medir o uso de combustível em cada rota e avaliar onde está sendo eficiente ou não. Isso vai proporcionar uma melhor visualização de como está o uso de cada rota, veículo e motorista.

Buscar essas estratégias é mais uma forma de reduzir o consumo de combustível de forma que não prejudique a forma e extraia o melhor que cada veículo proporciona.

Conclusão

Essas são práticas que você pode adotar e ter uma melhor eficiência no uso do combustível. E não se esqueça de como o motorista afeta diretamente no uso. Ou seja, é preciso avaliar o sistema de frota de forma completa.

Uma gestão eficiente deve buscar várias formas de reduzir os custos, por isso o combustível deve ser umas das suas prioridades no seu sistema de gestão de frotas.

Curtiu nosso post? Viu como é importante acompanhar as melhores práticas para executar um programa de eficiência de combustível? Então continue com sua visita ao blog e confira como o modo de condução do motorista afeta o consumo de combustível.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.