Você já ouviu falar do uso de inteligência artificial (IA) aplicada a gestão de frotas?
A Inteligência Artificial é um ramo da Ciência da Computação que tem como centro da pesquisa desenvolver mecanismos tecnológicos inteligentes capazes de simular o raciocínio humano. Assim, ferramentas de IA permitem a avaliação rápida de um grande volume de dados apontando formas de otimizar as operações, garantindo maior produtividade e eficiência financeira.
Podemos não perceber, mas a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia comum, através de ferramentas dos celulares como o Assistente Google, a Siri, do Iphone ou Alexa, da Amazon. No setor automotivo a tecnologia já é amplamente aplicada, por exemplo, em carros autônomos.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE FROTAS
Com recomendações baseadas em inteligência artificial motoristas e gestores de frota poderão tomar decisões melhores em tempo real. A inteligência artificial fornece aos seres humanos as informações necessárias para a tomada de decisão. Assim, podemos ser mais eficientes e tomar melhores decisões.
No que diz respeito à gestão de frotas a inteligência artificial pode ser aplicada de várias maneiras. Qual o momento correto de realizar um serviço de manutenção? Qual o melhor tipo de combustível? Qual o melhor modelo de veículo? Devo eletrificar a minha frota? Como o modo de condução do motorista está impactando o custo por km da frota?
Essas são perguntas que podem ser respondidas através da aplicação da inteligência artificial na gestão de frotas.
Os veículos atualmente geram uma quantidade muito grande de dados, um volume de dados que os humanos não são capazes de processar sozinhos.
Sistemas de inteligência artificial podem analisar todos os dados coletados para verificar e identificar tendências, prever situações de risco, gerar insigths. Por exemplo, com a inteligência artificial você pode cruzar dados de modo de condução do motorista, clima, pista, carga, veículo e prever que um acidente pode ocorrer ou que uma peça vai quebrar.
Esse processamento pode ativar o gatilho de um alerta para a gestão para que imediatamente uma ação seja tomada antes que o acidente ou dano ao veículo ocorra.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE FROTAS
Quanto mais dados você tiver disponível mais inteligente para tomar as suas decisões você será. Ou, como disse Michelle Calloway, da GM, “as nossas decisões são tão boas quanto os dados que as embasam.”
Gerar dados acionáveis é a chave do sucesso atualmente, permitindo com que você tome decisões mais assertivas visando o aumento de eficiência e segurança.
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