Aplicação da inteligência artificial na gestão de frotas e seus benefícios

Você já ouviu falar do uso de inteligência artificial (IA) aplicada a gestão de frotas? Saiba mais neste artigo!
18/05/2021
3 min de leitura

Você já ouviu falar do uso de inteligência artificial (IA) aplicada a gestão de frotas?

A Inteligência Artificial é um ramo da Ciência da Computação que tem como centro da pesquisa desenvolver mecanismos tecnológicos inteligentes capazes de simular o raciocínio humano. Assim, ferramentas de IA permitem a avaliação rápida de um grande volume de dados apontando formas de otimizar as operações, garantindo maior produtividade e eficiência financeira.

Podemos não perceber, mas a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia comum, através de ferramentas dos celulares como o Assistente Google, a Siri, do Iphone ou Alexa, da Amazon. No setor automotivo a tecnologia já é amplamente aplicada, por exemplo, em carros autônomos.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE FROTAS

Com recomendações baseadas em inteligência artificial motoristas e gestores de frota poderão tomar decisões melhores em tempo real. A inteligência artificial fornece aos seres humanos as informações necessárias para a tomada de decisão. Assim, podemos ser mais eficientes e tomar melhores decisões.

No que diz respeito à gestão de frotas a inteligência artificial pode ser aplicada de várias maneiras. Qual o momento correto de realizar um serviço de manutenção? Qual o melhor tipo de combustível? Qual o melhor modelo de veículo? Devo eletrificar a minha frota? Como o modo de condução do motorista está impactando o custo por km da frota?

Essas são perguntas que podem ser respondidas através da aplicação da inteligência artificial na gestão de frotas.

Os veículos atualmente geram uma quantidade muito grande de dados, um volume de dados que os humanos não são capazes de processar sozinhos.

Sistemas de inteligência artificial podem analisar todos os dados coletados para verificar e identificar tendências, prever situações de risco, gerar insigths. Por exemplo, com a inteligência artificial você pode cruzar dados de modo de condução do motorista, clima, pista, carga, veículo e prever que um acidente pode ocorrer ou que uma peça vai quebrar.

Esse processamento pode ativar o gatilho de um alerta para a gestão para que imediatamente uma ação seja tomada antes que o acidente ou dano ao veículo ocorra.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE FROTAS

  1. Otimização em tempo real: inteligência artificial pode avaliar condições tem tempo, trânsito, condições da estrada e definir a melhor rota para a realização de uma viagem. Com isso o gestor pode ajustar os tempos de entrega e se ajustar quando ocorrer algum evento inesperado.
  2. Manutenção mais rápida e precisa: com o uso de inteligência artificial é possível sair da manutenção corretiva e preventiva para uma manutenção preditiva. Ou seja, com base na análise de dados é possível perceber ou verificar uma tendência que indique uma falha de um componente do veículo antes que ela ocorra, fornecendo ao gestor sugestões de como agir para reparar o veículo, otimizando ainda mais os custos de manutenção. Assim, as manutenções não precisam ser feitas rotineiramente como no caso de uma manutenção preventiva, mas apenas quando uma tendência de falha for identificada. Isso aumenta a disponibilidade do veículo e reduz os custos de manutenção. Alguns estudos apontam que o uso de manutenção preditiva pode aumentar em 20% a produtividade do ativo e reduzir em 10% os custos de manutenção.
  3. Integração da operação: com a aplicação de inteligência artificial na sua gestão de frotas você facilita e otimiza a comunicação dentro do time, desde a fase de planejamento da operação até o acompanhamento. Isso não só faz com que todos tenham acesso às informações relevantes com também permite com que melhorias sejam visualizadas, oportunidades de redução de custos e gargalos operacionais, além de automatizar relatórios reduzindo custos administrativos.
  4. Identificação de riscos: com a inteligência artificial é possível avaliar o modo de condução de um motorista para prever comportamentos de risco que provoquem um acidente, reduzindo incidentes e multas na frota. A inteligência artificial pode ajudar a atacar as principais causas de acidentes como distrações, fadiga, velocidade incompatível com a via, distância inadequada para o veículo da frente e muito mais.

Quanto mais dados você tiver disponível mais inteligente para tomar as suas decisões você será. Ou, como disse Michelle Calloway, da GM, “as nossas decisões são tão boas quanto os dados que as embasam.”

Gerar dados acionáveis é a chave do sucesso atualmente, permitindo com que você tome decisões mais assertivas visando o aumento de eficiência e segurança.

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Homem no celular

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