Embora a gestão de frota seja tradicionalmente um setor dominado por homens, as mulheres têm se destacado cada vez mais nessa área nos últimos anos.
A presença da mulher nesse meio pode ser notada em diferentes níveis, desde gestoras até motoristas. Os números ainda são pequenos e ainda há muito que evoluir para que elas tenham as mesmas condições e reconhecimento que os homens, mas já se nota um avanço.
No artigo a seguir, confira como a presença da mulher é importante contribui para bons resultados na gestão de frota.
A mulher no mercado de trabalho
A partir do século XX, com a chegada da Revolução Industrial, a presença da mulher começou a surgir no mercado de trabalho. Pois, a demanda de trabalho era tanta que mulheres e crianças eram obrigadas a trabalhar mesmo ganhando pouco, pois precisava completar a renda. Algo que não é tão distante de alguns cenários hoje em dia.
No entanto, a presença feminina foi mais representativa e conquistou espaço em diferentes setores a partir da década de 70. Setor da educação é onde a mulher tem uma maior predominância, por exemplo.
Ainda assim, a luta pela mulher é para conquistar salários e benefícios iguais aos homens que ocupam o mesmo cargo e exercem a mesma função. Em alguns casos, vale ressaltar, a mulher trabalha mais que o homem na mesma empresa, porém o salário continua desigual.
A luta não é somente pelo reconhecimento, mas por condições e benefícios que sejam justos e de acordo com o seu trabalho.
As mulheres na gestão de frotas
De acordo com dados da pesquisa “Estudos de Tendência para 2021”, da Veltec, a presença das mulheres na gestão de frota corresponde apenas 16,8%.
Confira alguns dados realizados na pesquisa do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) no setor de transporte:
- 55,7% são brancas;
- 39,7% são solteiras;
- 38,1% tem entre 26 e 34 anos;
- 48,2% não tem filhos.
Além disso, o estudo mostrou que 54% das mulheres são chefiadas por homens, enquanto 46% possuem outras mulheres como superiores diretos.
São dados interessantes e mostram que as mulheres ainda têm pouca presença, porém exercem cargos fundamentais para o sucesso da frota.
Os principais desafios da mulher na gestão de frota
Apesar de as mulheres ainda terem pouco espaço no setor da gestão de frota, isso traz alguns desafios para aquelas que desejam conquistar sucesso no setor.
A seguir, listamos alguns dos principais desafios enfrentados pelas mulheres na gestão de frota:
Falta de representação feminina em cargos de liderança
Embora haja cada vez mais mulheres atuando na gestão de frota, ainda é comum que elas enfrentem barreiras para chegar a cargos de liderança.
Muitas vezes, as empresas não oferecem as mesmas oportunidades de crescimento para homens e mulheres, o que dificulta a ascensão das mulheres na carreira.
Preconceitos e estereótipos de gênero
Infelizmente, a gestão de frota ainda é vista como um setor predominantemente masculino.
Por isso, algumas pessoas podem acreditar que as mulheres não são tão capazes quanto os homens na gestão de frota, o que leva à discriminação e à falta de oportunidades.
Falta de suporte e mentoria
As mulheres na gestão de frota podem sentir falta de suporte e mentoria de outras mulheres e até mesmo de líderes masculinos.
Isso pode dificultar o desenvolvimento de suas habilidades e carreira, além de fazer com que elas se sintam isoladas no ambiente de trabalho.
Dificuldades na conciliação entre trabalho e família
Como muitas áreas profissionais, a gestão de frota pode exigir longas horas de trabalho e disponibilidade fora do horário de expediente.
Para as mulheres com filhos ou cuidam de familiares, conciliar trabalho e vida pessoal pode ser um grande desafio.
Para superar esses desafios, é importante que as empresas adotem políticas de diversidade e inclusão e garantam que haja um ambiente de trabalho justo e igualitário para homens e mulheres. Além disso, é fundamental oferecer suporte e mentoria para as mulheres na gestão de frota, para que elas possam desenvolver suas habilidades e crescer na carreira.
Também é importante incentivar a participação das mulheres em eventos e associações do setor, para que elas possam se conectar com outros profissionais e ampliar sua rede de contatos. Dessa forma, a empresa só tende a ganha com o crescimento de todos os seus profissionais.
Por isso, é importante criar um ambiente de trabalho onde todos possam desenvolver sua competência e, com isso, a empresa terá bons resultados.
O que você acha desse tema e como está o desenvolvimento das mulheres na sua frota? Aproveite para assinar a nossa Newsletter e ficar por dentro das principais novidades do setor.