Diariamente são executadas diversas operações em qualquer negócio, e a eficácia dessas operações é um fator significativo para determinar o crescimento e a lucratividade da empresa.
Várias estratégias e métodos podem ser adotados por um gerente de frota para executar operações de frota eficazes, e as principais áreas onde elas devem ser implementadas são as seguintes:
Gerenciamento de ativos
Os principais ativos de qualquer frota são os veículos e os motoristas. Eles são a espinha dorsal de qualquer indústria de frotas. Definir uma especificação padrão como quilometragem, eficiência, capacidade de carga e taxas de manutenção. Durante a compra em massa dos veículos da frota e a política de descarte de antemão pode aumentar a eficácia das operações de compra e descarte da frota.
Um procedimento padrão também pode ser desenvolvido durante o recrutamento de motoristas. As qualificações e experiência do motorista devem ser levadas em consideração, e um teste também pode ser realizado para melhorar ainda mais a qualidade do pessoal de condução.
Gerenciamento de motoristas
Contratar bons motoristas não é suficiente para tornar as operações de direção eficazes. Um desempenho consistente do motorista é importante para usar todo o potencial da frota de forma eficaz.
Políticas de incentivos podem ser adotadas, ou seja, os motoristas devem receber incentivos sempre que tiverem um bom desempenho, manterem seus veículos em manutenção e com eficiência alta. Fazer isso fornecerá um impulso moral para os motoristas.
O desempenho do motorista deve ser monitorado e analisado com base em quais metas devem ser estabelecidas pelos gerentes de frota para cada motorista para maximizar seu desempenho.
As sessões de treinamento para motoristas podem melhorar ainda mais seu desempenho, aprendendo novas técnicas e atualizando seu conjunto de habilidades.
Planejamento
Uma hora de preparação pode poupar muitas horas durante a execução das operações. Portanto, mantenha um adequado para qualquer operação de frota. O plano pode incluir as rotas, paradas, cálculo de custos, designando o motorista e o veículo adequados.
Os gestores de frota podem constituir um comitê de planejamento e também podem contar com o auxílio de diversos sistemas disponíveis no mercado.
Manutenção e atualização da frota
Manter o excelente estado do veículo é fundamental para qualquer frota e deve ser fácil e acessível. Para tornar a manutenção fácil e acessível, os gestores da frota devem checar, agendar e relatar prontamente.
A eficácia desta operação pode ser aumentada usando um software de gestão de frota, que ajudaria a acompanhar todas as estatísticas de um veículo, agendar os futuros serviços de manutenção e manter um diário de bordo do veículo.
As empresas deveriam investir na modernização do veículo, equipando-o com sistemas de segurança como câmeras de painel, sensores de estacionamento, GPS. O que aumentaria a eficácia das operações durante uma viagem.
Coleta e análise de dados
É vital coletar e analisar as informações úteis para acompanhar o progresso. Hoje em dia, existem muitos sistemas de gestão de frotas que são muito úteis na manutenção dos dados. Eles armazenam as informações nos servidores em nuvem, que são acessíveis e mais confiáveis do que os arquivos e pastas tradicionais.
Uma matriz sistemática de estatísticas do veículo, manutenções anteriores, desempenho do motorista, custos de combustível, estoque, despesas, muitas vezes é útil para identificar as áreas onde as operações da frota estão faltando.
Inovação e melhoria
A inovação em tarefas complexas para simplificar pode levar a um aumento considerável de produtividade. As mudanças podem variar desde uma pequena ideia de fazer um trabalho de forma diferente até fazer uma máquina colossal, mas desde que torne as operações diárias da frota mais eficazes, vale a pena o investimento.
Os gerentes e proprietários de frotas devem atualizar continuamente seus conhecimentos à medida que o setor de frotas avança rapidamente devido às novas tecnologias. A cada ano é lançado um veículo mais eficiente, novos sistemas são desenvolvidos para a segurança da frota e às vezes também mudam regras que podem impactar o negócio de frotas caso o mercado não se adapte a essas mudanças.
Adotar e implementar novas tecnologias e estratégias deve ser uma prioridade.
Precauções e Estratégias de Emergência
Qualquer coisa pode acontecer na estrada, por isso é vital manter uma estrutura de todos os cenários ruins que podem ocorrer durante qualquer operação. Estabelecer as estratégias e procedimentos de emergência a serem seguidos nessas situações pode aumentar a eficácia das operações de emergência.
Tome precauções tanto no escritório quanto no local, como seguro, medidas de segurança do motorista, despesas com padrões de trabalho, etc. Podem parecer uma despesa desnecessária, mas as precauções custam muito menos do que o dano real.
Algumas dicas para os gerentes de frota tornarem as operações da frota mais produtivas:
- Adquira conhecimento de forma consistente e busque novas ideias para expandir os negócios. Essas ideias e conhecimentos podem ser obtidos em livros, colegas, grupos, sociedades, vídeos, podcasts, etc. relacionados à sua área.
- Experimente a nova abordagem para lidar com operações complexas que são feitas todos os dias até encontrar a mais eficaz. Quebre um problema complexo em problemas simples; desta forma, o problema pode ser resolvido rapidamente.
- Receba feedback regular da força de trabalho. Isso não apenas os envolverá, mas também ajudará a encontrar novos problemas que podem ser perdidos por você e potencialmente chegar a uma solução.
- Invista em um bom Sistema de Gestão de Frotas. O sistema deve ser capaz de coletar dados, manter registros, programar manutenção de veículos, rastrear frotas, monitorar motoristas e estimar custos. Uma dessas soluções é a plataforma integrada Infleet.
Seguir as estratégias discutidas acima certamente aumentará a eficácia nas diversas operações de frota e um aumento na produtividade, o que afeta positivamente os negócios.
Siga-nos em nosso canal do YouTube e confira, quinzenalmente, o Podcast do Gestor de Frota.