5 maneiras de cumprir a política de segurança da frota

5 maneiras de cumprir a política de segurança da frota

É fácil esquecer as coisas quando estamos estressados ​​ou ocupados, mas quando se trata de segurança da frota, realmente não há desculpa. É mais fácil falar do que seguir todas as políticas e procedimentos, e é por isso que é importante que os gerentes de frota façam tudo o que puderem para ajudar suas equipes (e a si mesmos) a permanecerem seguros, mesmo quando as coisas ficarem difíceis.

A implementação de um plano de segurança de frota ajuda a prevenir acidentes e garantir a segurança de seus motoristas, ativos e público. Do sistema de gestão de frota ao treinamento, confira abaixo cinco maneiras de aplicar regras e políticas de segurança de sua frota.

1. Comunicando a sua equipe, de forma clara, a política de segurança

É vital que os gestores definam expectativas para que os motoristas tenham uma compreensão clara das políticas e possam se responsabilizar.

Primeiro, defina políticas de segurança claras e, em seguida, torne essas informações disponíveis e compreendidas por meio de documentos facilmente acessíveis.

Depois de comunicar a equipe, você deve treiná-los antes que eles peguem no volante. Este treinamento deve incluir uma mistura de segurança rodoviária geral (mesmo que estejam na estrada há anos) e melhores práticas para situações específicas.

Eles também devem conhecer a política da empresa de dentro para fora para que, quando pegarem a estrada, saibam o que fazer instintivamente.

2. Fornecendo um treinamento de conscientização situacional

Quando você é motorista há anos e está em um dos maiores veículos da estrada, é fácil deixar a cautela escapar. Treinar sua equipe para ser mais cautelosa irá beneficiá-los, outros usuários da estrada – e a reputação da frota.

De acordo com um relatório da OMS , “um aumento na velocidade média de 1 km/h, normalmente resulta em um risco 3% maior de um acidente envolvendo lesões, com um aumento de 4 a 5% para acidentes que resultam em fatalidades. A velocidade também contribui para a gravidade do impacto quando ocorre uma colisão.”

Muitos acidentes podem ser evitados se os motoristas reduzirem a velocidade. Os gestores também devem treinar os motoristas para estarem mais atentos às situações de maior probabilidade de ocorrência de acidentes, bem como alertá-los para ações que possam comprometer a segurança.

O sistema de gestão de frota pode ajudar os gerentes a monitorar o comportamento do motorista ao longo do tempo. As métricas coletadas automaticamente fornecem às equipes informações diretas sobre coisas como frenagem brusca, velocidade ou partidas de britadeira.

Podem, inclusive, usar os dados para dar feedback aos motoristas, fornecer ações disciplinares direcionadas e elogiar o bom desempenho.

3. Dando feedbacks regulares

Seus motoristas não saberão que há um problema, a menos que você diga a eles - portanto, seja sincero sobre casos de direção insegura.

Os gestores da frota também devem lembrar aos motoristas o que se espera deles de forma regular e consistente. A comunicação e o feedback regulares podem assumir várias formas, incluindo:

  • Mensalmente, com gerentes fornecendo feedback aos motoristas com base nos dados coletados pelo sistema da frota
  • Apresentações trimestrais ou anuais, lembrando aos motoristas das regras, regulamentos e políticas
  • Através de testes
  • Manuais, tanto impressos quanto digitais
  • Cartazes na sede e nas salas dos funcionários, lembrando aos motoristas das principais expectativas comportamentais

É importante confrontar os motoristas sobre comportamentos perigosos ou agressivos, mas isso não precisa ser algo que os motoristas devem temer.

As sessões de aprendizado podem ser divertidas com jogos e competições amistosas, com os gerentes recompensando o bom desempenho com pequenos prêmios, como dias de folga e bônus em dinheiro.

Quanto mais os funcionários apreciam a experiência, maior a probabilidade de se lembrarem dela.

4. Monitorando e inspecionando rotineiramente os veículos

Um veículo bem conservado é um veículo mais seguro. Os sistemas de gestão de frota tornam mais fácil para seus motoristas concluir inspeções rápidas graças a lembretes, listas de verificação e fotos para maior clareza.

Também é muito mais eficiente (e confiável) do que a papelada: os relatórios digitais de inspeção diária dos veículos, que são armazenados on-line para facilitar o acesso e os gestores podem ser alertados sobre problemas instantaneamente, em vez de esperar que um motorista entregue um formulário.

A manutenção preventiva deve ser parte fundamental da agenda de cada gestor de frota. O sistema de gestão de frota oferece informações rápidas sobre o desempenho de cada ativo, incluindo cronogramas de substituição de peças, datas de inspeção de manutenção e histórico de acidentes.

Independentemente de você precisar legalmente de realizar inspeções antes de cada viagem, é uma boa maneira de garantir que seus veículos estejam em boas condições de funcionamento.

Isso também significa que os gerentes podem resolver os problemas mais cedo ou mais tarde, o que pode evitar problemas de segurança e tempo de inatividade não planejado.

5. Aproveite um sistema de gestão de frota para aumentar a visibilidade

O sistema de gestão de frota oferece visibilidade em tempo real de sua frota, incluindo comportamento do motorista, diagnóstico e status do veículo. Ter todos esses dados em um só lugar oferece uma visão 360º, o que torna mais fácil para os gestores localizarem problemas com um ativo ou motorista específico e, em seguida, intermediarem.

Enquanto isso, os alertas podem sinalizar motoristas e gerentes sobre comportamentos perigosos, ao mesmo tempo em que incentivam a condução segura e promovem uma boa comunicação entre motoristas e a equipe como um todo.

Toda vez que um motorista assume o volante, ele assume a responsabilidade por sua própria segurança, a segurança de outros usuários da estrada e a reputação da empresa. É por isso que o treinamento e o gerenciamento contínuo são vitais: mesmo prevenindo apenas uma falha, vale a pena o investimento.

Quando se trata de manter a frota segura, o sistema de gestão de frota da Infleet pode ser uma opção valiosa. Monitore os comportamentos de direção, acompanhe os cronogramas de manutenção e use dados em tempo real para fornecer feedback oportuno e preciso.

Se quiser levar a gestão da sua frota a um outro nível, clique no ícone do WhatsApp, ao lado da tela, e falei com um de nossos consultores agora mesmo!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas