5 dicas para criar as melhores rotas de entrega

Selecionamos 5 dicas para te ajudar na criação das suas rotas e otimizar a sua gestão de frota. Confira nesse artigo!
11/03/2020
4 min de leitura
5 dicas para criar as melhores rotas de entrega

O planejamento de rotas é uma das tarefas mais importantes de um gestor de frotas. São muitas variáveis envolvidas, veículos e motoristas disponíveis, capacidade dos veículos, horário, local de entrega e muitas outras.

Assim, roteirizar manualmente é uma tarefa que consome o seu tempo, baseando-se principalmente na sua experiência e bom senso. Entretanto, isto não garante que de fato a rota escolhida é a melhor.

Selecionamos 5 dicas para te ajudar na criação das suas rotas. Confira!

O que é exatamente a otimização de rotas?

A otimização é um conjunto de práticas que auxiliam a trazer diversas melhorias para a frota. Como, por exemplo, você pode eliminar etapas, evitar desperdícios e aumentar mais a produtividade.

O principal objetivo da otimização é estabelecer rotas eficientes.

Assim, a frota terá um melhor serviço, entregas dentro do prazo e clientes mais satisfeitos. Vale ressaltar ainda que a otimização de rota não é sobre encontrar o caminho mais curto, mas a rota mais promissora para cada operação.

Benefícios da otimização de rotas

A otimização de rotas é uma prática essencial para qualquer operação de entrega eficiente. Ao implementar essa estratégia, a frota pode colher diversos benefícios que impactam positivamente tanto os custos operacionais quanto a satisfação do cliente.

Redução de custos com consumo de combustível

A otimização de rotas contribui significativamente para a redução dos custos operacionais, principalmente no que diz respeito ao consumo de combustível. Afinal, rotas mais curtas e eficientes não apenas economizam tempo como também minimizam a quantidade de combustível necessário para cobrir a distância planejada.

Aumento de produtividade

Rotas otimizadas significam menos tempo na estrada e mais tempo dedicado às atividades produtivas. Isso se traduz em um aumento geral da produtividade da equipe de entrega, já que cada veículo pode realizar mais entregas em um período menor.

Entregas mais rápidas

Com rotas otimizadas, a velocidade e eficiência na entrega são notavelmente melhores, ainda mais em ambientes urbanos onde o tráfego pode ser imprevisível. Assim, quando os clientes recebem suas mercadorias mais rapidamente, resultam em uma experiência mais positiva.

Consumidores mais satisfeitos

Vale lembrar que entregas rápidas e eficientes são diretamente proporcionais à satisfação do cliente. Com isso, clientes que recebem seus pedidos pontualmente e sem atrasos desnecessários tendem a avaliar mais positivamente da sua empresa.

Melhor aproveitamento da frota

A otimização de rotas também permite um melhor aproveitamento da frota. Ou seja, menos tempo na estrada significa menos desgaste dos veículos. De forma que reduz a necessidade de manutenção frequente, aumenta a vida útil dos veículos e otimiza os recursos da frota.

Como fazer a otimização de rotas na sua frota?

A otimização de rotas não é apenas uma prática benéfica, mas também é alcançável com as estratégias certas. Aqui estão algumas dicas sobre como implementar a otimização de rotas na sua frota de maneira eficaz.

Teste rotas mais efetivas

Antes de implementar completamente uma nova estratégia de roteirização, é essencial testar diferentes rotas para avaliar sua eficácia. Aproveite para utilizar ferramentas de software de roteirização para simular e comparar várias opções.

Com isso, você terá dados suficientes para analisar dados históricos de entrega. Sendo possível identificar padrões que indicarão quais rotas têm o melhor desempenho em termos de tempo e custo.

Agrupe clientes próximos

Ao organizar um roteiro, você deve buscar agrupar os clientes com endereços próximos em blocos ou zonas, reduzindo o tempo de tráfego entre uma entrega e outra.

Assim, o processo se torna mais eficiente e os veículos percorrem uma distância menor, o que para você resultará em menores custos!

Fique atento à janela de atendimento

Chegar ao cliente em um momento que ele não está disponível para receber a mercadoria é um dos grandes problemas operacionais que resultam em necessidade de repasse.

Portanto, ao montar a sua rota de entrega entre em contato com o cliente, registre o melhor horário para a realização das entregas e busque realizar o serviço naquela janela de atendimento para evitar que seja necessário retornar depois.

Crie uma rotina de planejamento

Ter uma rotina de planejamento bem definida, com a comunicação entre o setor de logística e o comercial bem organizada, é fundamental para o sucesso da operação. Verifique diariamente os pedidos que precisam ser entregues, a disponibilidade de veículos e motoristas.

Tenha um processo padronizado, bem entendido por todos e mão à obra.

Utilize os maiores veículos

Tente utilizar os veículos com a maior capacidade de carga inicialmente, pois assim, você minimiza a quantidade de veículos em entregas reduzindo os custos operacionais. Deve-se ficar atento para que a capacidade máxima do veículo seja respeitada e para que a quantidade de entregas, seja compatível com o tempo de jornada do motorista.

Use softwares de roteirização

A tecnologia vem para ajudar você no seu dia a dia a realizar as tarefas repetitivas de maneira mais rápida. Portanto, não deixe de utilizá-la. Softwares de roteirização podem ser seu grande aliado para a criação de rotas ótimas e de maneira rápida. Eles captam os pedidos do seu sistema comercial e automaticamente distribuem entre os veículos disponíveis, com base na capacidade de carga, endereço dos clientes, janelas de atendimento e muitas outras variáveis.

Assim, você conseguirá criar rotas de menor distância e atender um número maior de clientes!

Gostou do nosso conteúdo e quer saber quais os benefícios que a roteirização pode trazer para o seu negócio? Leia também este post: 5 Benefícios da Otimização de Rotas.

Treine a sua equipe

É importante ressaltar que implementação bem-sucedida da otimização de rotas depende também da capacidade da equipe de utilizá-las eficientemente.

Então, forneça treinamento adequado para a equipe de motoristas, despachantes e outros envolvidos no processo de entrega. Eles devem entender como usar as ferramentas de otimização, interpretar os resultados e adaptar-se a situações dinâmicas na estrada.

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Ter uma fonte objetiva de dados de frota, fornecida por um sistema integrado de gestão de frota, pode ajudar a superar o tipo de desafio que todos os que gerenciam veículos enfrentam em algum momento.

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