Você conhece os 5 ladrões de km dos pneus?

Você conhece os 5 ladrões de km dos pneus?

O gasto com pneus pode corresponder até 12% do custo da frota de uma empresa. Por isso, os gestores de frota se preocupam tanto com o controle desse item, buscando ao máximo aumentar a sua vida últil através de serviços como recapagem, recauchutagem, vulcanização, rodízios e outros métodos.

Entretanto, tão importante quanto utilizar essas práticas para aumentar a vida útil do pneu é aplicar métodos que reduzem o seu desgaste e reduzam a necessidade desse tipo de serviço.

A fabricante de pneus Bridgestone fez uma lista com 5 ladrões de quilometragem dos seus pneus. Veja quais são!

ALINHAMENTO INCORRETO

Segundo a Bridgestone o alinhamento incorreto dos pneus pode reduzir a sua vida útil em até 25%. O desalinhamento dos pneus altera o contato do mesmo com a estrada, aumentando o seu desgaste. Além disso, o desalinhamento prejudica a dirigibilidade do veículo e aumenta o consumo de combustível, sendo necessário fazer alinhamento periodicamente.

BALANCEAMENTO INCORRETO

O balanceamento pode provocar uma redução de até 20% da vida útil dos pneus. O desbalanceamento provoca instalabildade do veículo, causando vibrações. Essas vibrações são responsáveis por um maior desgaste geral do veículo, principalmente suspensão.

CONTROLE DE PRESSÃO INADEQUADO

O controle da pressão do pneu é um outro fator fundamental. Ele também pode reduzir a vida útil do pneu em até 25%. A pressão incorreta no veículo altera a geometria e a área de contato do pneu com o solo, assim o desgaste do pneu ocorre da maneira mais acelerada além de provocar aumento do consumo de combustível.

É recomendado que antes do veículo sair para uma viagem que a pressão dos pneus seja checada e caso ela esteja abaixo do indicado ele deve ser calibrado.

DESENHO INADEQUADO DA BANDA DE RODAGEM

A banda de rodagem é a parte do pneu que está em contato com o solo, responsável por sustentar a carga, proteção, frenagem e dirigibildiade. Por isso, a Bridgestone diz que o desenho incorreto pode provocar 40% de queda na vida útil.

EMPARELHAMENTO INADEQUADO

O emparelhamento inadequado é resultado de diferenças dimensões no conjunto pneumático dos pneus.

Segundo a Bridgestone, isso pode provocar até 20% de queda na vida útil.