Um fator muitas vezes subestimado, mas que tem impacto direto na segurança e nos custos da operação, é o respeito aos tipos de via e velocidade previstas na legislação brasileira.
Cada via possui características próprias, como fluxo, quantidade de faixas, presença de pedestres e sinalização. Essas diferenças determinam os limites de velocidade permitidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dessa forma, é essencial que todos os envolvidos estejam atentos ao cumprimento das normas para garantir um trânsito mais seguro, além de economia em multas, combustível e manutenção.
Por isso, aproveite para conferir quais os tipos de vias e suas velocidades no Brasil e entenda como esses limites impactam diretamente a gestão de frotas.
Quais são os principais tipos de vias e velocidade no Brasil?
No Brasil, as vias são classificadas pelo CTB em urbanas e rurais. Com isso, os limites de velocidade, as regras de trânsito e as penalidades são definidas de acordo com o tipo de via. Vamos detalhar mais nos próximos tópicos.
Vias urbanas
As vias urbanas estão localizadas dentro das cidades e áreas metropolitanas. O tráfego é intenso, há grande circulação de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos pesados.
Por isso, os limites de velocidade são menores, priorizando a segurança e a fluidez do trânsito. Dentro desse grupo, o CTB estabelece quatro tipos de vias urbanas e velocidades específicas:
Via de trânsito rápido
- São vias com acesso restrito, sem cruzamentos em nível ou semáforos;
- O objetivo é dar fluidez ao tráfego, geralmente com pistas largas e canteiros centrais;
- Os limites de velocidade costumam variar entre 60 km/h e 80 km/h, dependendo da sinalização;
- Exemplos: avenidas expressas em capitais como São Paulo ou Belo Horizonte.
Esse tipo de via exige atenção redobrada à condução defensiva, já que os veículos trafegam em maior velocidade e a margem para erros é menor.
Via arterial
- Essas vias fazem a ligação entre regiões da cidade;
- Costumam ter semáforos, cruzamentos e grande volume de tráfego;
- O limite padrão definido pelo CTB é de 60 km/h, mas pode ter sinalização indicando outra velocidade.
Os motoristas precisam entender que é muito importante respeitar semáforos e faixas de pedestres nessas vias, pois acidentes são mais frequentes nesse tipo de ambiente.
Via coletora
Aqui, a atenção deve ser redobrada em relação a entregas, distribuição, operações de carga e descarga e movimentação de veículos maiores. Afinal, essas vias:
- Conduzem o tráfego das vias locais para as arteriais;
- Possuem tráfego moderado, mas ainda com circulação de pedestres e ciclistas;
- O limite definido pelo CTB é de 40 km/h.
Via local
- São vias residenciais ou de acesso a estabelecimentos específicos;
- Têm baixo volume de tráfego e maior presença de pedestres;
- O limite de velocidade é de 30 km/h.
Esse tipo de via exige cuidado especial com veículos de frota de grande porte, já que manobras podem ser mais difíceis e o espaço, mais restrito.
Vias rurais
As vias rurais estão fora do perímetro urbano e se dividem em rodovias e estradas. Entender quais os tipos de vias e suas velocidades nessas regiões é fundamental para garantir a segurança dos motoristas e o bom estado dos veículos.
Rodovia
- Vias pavimentadas que ligam cidades ou estados;
- O CTB estabelece diferentes limites de velocidade;
- 110 km/h para veículos leves em pistas duplas;
- 100 km/h para veículos leves em pistas simples;
- 90 km/h para veículos pesados;
- São vias fundamentais para o transporte de cargas de longa distância.
Sendo importante ressaltar que as rodovias exigem motoristas atentos e bem preparados, já que os deslocamentos são longos e a monotonia pode gerar fadiga.
Estrada
- Vias rurais não pavimentadas;
- O limite de velocidade é de 60 km/h para veículos leves e 40 km/h para veículos pesados.
Por serem menos estruturadas, exigem maior atenção do gestor em relação ao desgaste dos veículos e aos riscos de acidentes.
Qual é a importância de saber os principais tipos de via e velocidade em uma frota?
Para o motorista, entender e respeitar os limites de velocidade é uma obrigação legal. Mas, para o gestor de frota, esse conhecimento é estratégico: ajuda a reduzir custos, prevenir acidentes e melhorar o desempenho operacional.
Condução mais segura e preventiva
Motoristas que compreendem os tipos de vias urbanas e velocidades permitidas conseguem adaptar a condução de acordo com o ambiente e as condições da via. Isso reduz riscos de colisões, atropelamentos e incidentes que comprometem a operação.
Redução de custos operacionais
Velocidades excessivas aumentam o consumo de combustível, aceleram o desgaste de pneus e elevam a necessidade de manutenções corretivas. Ao orientar os motoristas sobre os limites corretos, o gestor de frota consegue otimizar a vida útil dos veículos e reduzir despesas.
Prevenção de multas e penalidades
Multa por excesso de velocidade é uma das infrações mais comuns no Brasil. Para as empresas, além dos custos financeiros, ainda causa problemas de imagem e risco de perda de licenças.
Um bom controle sobre quais são os tipos de vias e suas velocidades ajuda a evitar esse cenário.
Telemetria INFLEET: facilitando a gestão independentemente dos tipos de via e velocidade
Saber os limites de cada via é fundamental, mas controlar a prática no dia a dia pode ser um desafio. É nesse ponto que a tecnologia se torna uma aliada.
Com a nossa solução de telemetria, você pode: monitorar em tempo real a velocidade dos veículos, receber alertas automáticos em casos de excesso de velocidade, além de usar dados para treinar condutores e melhorar a cultura de segurança na frota.
Assim, a empresa garante que os motoristas respeitem os limites, reduz riscos e mantém a operação mais eficiente e segura.
Então, não fique para trás. Comece agora a usar a telemetria INFLEET e leve sua operação para o próximo nível!
FAQ INFLEET – Tipos de via e velocidade
Agora, vem conferir as principais dúvidas sobre tipos de via e velocidade.
Não. A manobra deve ser feita apenas quando houver condições seguras, respeitando sempre o limite estabelecido.
O gestor deve acompanhar indicadores da sua frota, orientar motoristas sobre os tipos de vias e velocidade, promover treinamentos e aplicar políticas internas de segurança.
Sim. Em rodovias, veículos pesados têm limites menores porque exigem mais distância para frenagem e oferecem riscos maiores em caso de acidentes.








