Telemetria na redução de custos: entenda como funciona!

21/06/2024
4 min de leitura

A gestão de frota de veículos é um desafio constante para empresas de diversos setores, sendo que entre as diversas tecnologias disponíveis para otimizar essa gestão, como a telemetria veicular

Além de melhorar a eficiência operacional, a telemetria contribui para a redução de custos. Um fator que muitos gestores buscam e um ponto fundamental para a eficiência da frota.

Neste texto, preparamos um guia para explicar melhor o que é a telemetria veicular, seus benefícios e como ela pode ser um diferencial na redução de despesas operacionais. Confira!

O que é a telemetria veicular?

A telemetria não está restrita a aplicações automotivas. Telemetria é a medição de dados de maneira remota. “Tele”, quer dizer remotamente, e “metria”, quer dizer medição.

Então, telemetria é basicamente a realização de uma medição à distância, remota.

Mas, no contexto automotivo, o que isso quer dizer?

A telemetria veicular é um sistema capaz de coletar dados diversos do veículo, como RPM, velocidade, localização, consumo de combustível e temperatura do motor de maneira remota e enviá-los a uma central para processamento, armazenamento e disponibilização ao gestor de frotas.

Onde, ela permite que esses dados sejam disponibilizados em tempo real para o gestor de frotas, para auxiliá-lo no controle da operação. Assim, o gestor será capaz de tomar decisões estratégicas mais rapidamente e de maneira mais assertiva, otimizando a sua operação e reduzindo custos com a sua frota.

Quais são os benefícios de usar a telemetria?

De maneira geral, a telemetria tem como grande benefício fornecer ao gestor maior transparência sobre sua frota. Mas, ela também traz outros benefícios que são:

Agilidade na identificação de problemas e falhas

A telemetria permite a detecção precoce de problemas mecânicos e operacionais. 

Por meio dos sensores instalados nos veículos, a telemetria monitora continuamente o desempenho e pode alertar os gestores sobre falhas iminentes ou manutenção necessária.

Assim, essa proatividade evita paradas inesperadas e prolonga a vida útil dos veículos.

Redução do risco de acidentes

Com o monitoramento contínuo do comportamento dos motoristas, é possível identificar práticas perigosas, como excesso de velocidade e frenagens bruscas. 

Então, o gestor pode corrigir esses comportamentos por meio de treinamentos e feedbacks para seus motoristas. Ou seja, a telemetria é um meio que contribui para a redução do número de acidentes, o que aumenta a segurança de toda a frota.

Confira esse Case de Sucesso que a Buser teve ao utilizar a telemetria Infleet:

Rastreamento em tempo real

O rastreamento em tempo real permite que o gestor saiba exatamente onde cada veículo está em qualquer momento. 

Com isso, ele tem uma melhor logística, ainda pode otimizar as rotas, reduzir o tempo de viagem e o consumo de combustível.

Geração de dados e insights para apoiar a tomada de decisão

A telemetria fornece uma quantidade enorme de dados que, quando analisados corretamente, oferecem insights valiosos sobre a operação da frota. 

Por isso, o gestor precisa ficar atento para ter uma melhor análise e tomar decisões mais assertivas que vão desde a manutenção preventiva até a alocação eficiente dos veículos.

Redução de custos

Todos os benefícios mencionados contribuem para uma significativa redução de custos

Com menos acidentes, menor é o desgaste dos veículos, por exemplo. Além disso, o gestor pode analisar melhor os dados e começar a otimizar as rotas para ter menos tempo na estrada e ainda um uso eficiente do combustível.

Quer ter o controle completo da sua frota?

Facilite o dia a dia da sua gestão

Telemetria na redução de custos: qual é a relação?

Como mencionado, a telemetria fornece uma redução de custos na frota, mas qual é a relação direta? Listamos alguns pontos para você identificar como a telemetria pode contribuir para a redução de custos na sua empresa.

Conhecimento aprofundado das necessidades da frota

Com a telemetria, o gestor obtêm um conhecimento mais detalhado sobre o estado e as necessidades de cada veículo na sua frota.

Sendo assim, ele pode planejar a manutenção preventiva de forma mais eficaz, evitar custos elevados com reparos emergenciais e ainda prolongar a vida útil da frota.

Condução mais alinhada aos direcionamentos internos

O monitoramento constante incentiva os motoristas a seguirem as diretrizes internas de condução, como práticas de direção econômica e comportamentos seguros. 

Então, a empresa que tem uma política de frota definida tem uma melhora na sua segurança com o auxílio da telemetria. 

Além de contribuir com outras reduções como modo de condução mais econômica, menos geração de multas, redução do consumo de combustível e do desgaste dos veículos.

Redução do uso de combustível

É importante ressaltar que a telemetria ajuda a identificar padrões de consumo de combustível e a tomar medidas para otimizá-los. 

A partir desse monitoramento da eficiência de combustível de cada veículo, é possível ajustar rotas e comportamentos de condução. Ou seja, a frota tem uma economia significativa nos custos com combustível.

Suporte para criação de soluções mais assertivas

Os dados coletados pela telemetria permitem que as empresas desenvolvam soluções personalizadas para seus desafios específicos. Afinal, os dados são da sua empresa, dos veículos e dos motoristas. 

Com o olhar mais analítico para esses dados, o gestor pode tomar decisões mais assertivas que vão desde a otimização das rotas até a implementação de programas de incentivo à condução segura, que contribuem para uma eficiência operacional e redução de custos.

Telemetria na redução de custos: conheça a Infleet!

A telemetria é mais uma aliada para que as empresas busquem melhores resultados, redução de custos e segurança para sua equipe. 

Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.