Afinal, qual é o combustível ideal para a sua frota?

O combustível ideal para sua frota: conheça as principais opções do mercado e qual o mais adequado para cada tipo de veículo.
01/07/2022
3 min de leitura
Afinal, qual é o combustível ideal para a sua frota?

Fazer uma gestão de combustível eficiente é o desafio de todo gestor de frota que deseja diminuir os custos de abastecimento da empresa, ainda mais com o constante aumento nos preços desse insumo. Assim, é importante pesquisar quais as opções de combustíveis são mais vantajosas e com o melhor custo-benefício para a sua frota.

Como escolher o combustível ideal para a sua frota pode não ser uma tarefa fácil, neste artigo separamos algumas opções disponíveis no mercado e mostramos o mais adequado para cada tipo de veículo. Confira!

Tipos de combustíveis e o mais indicado para a sua frota

Há combustíveis de variados tipos, preços e funções. Sendo que o seu uso vai depender do melhor custo-benefício para sua frota.

Se você ainda não conhece todos, veja agora 11 alternativas, as principais diferenças e o mais adequado em cada situação.

1. Gasolina comum

Derivada do petróleo, é a opção mais conhecida, utilizada e mais fácil de ser encontrada.

Tem percentual obrigatório de 27% de etanol anidro na composição, possui octanagem mínima de 87 e teor máximo de enxofre de 50 ppm (partes por milhão).

Sem aditivos, esse combustível pode ser prejudicial para o motor e também é muito poluente. Os gases lançados na atmosfera causam danos à saúde humana e ao meio ambiente.

2. Gasolina aditivada

A diferença em relação à gasolina comum é que a aditivada tem agentes detergentes na sua composição. Esses aditivos evitam o acúmulo de resíduos e garantem a limpeza do motor, gerando mais economia de combustível e tornando o automóvel menos poluente.

3. Gasolina premium

Tem um preço mais alto e é difícil de ser encontrada. Possui octanagem mínima de 91 e também recebe aditivos, por isso, melhora o desempenho do veículo. Indicada para carros potentes e com alta taxa de compressão, como os esportivos de luxo.

4. Etanol

O famoso álcool, e também um dos mais populares, é produzido a partir de matérias-primas de vegetais, como a cana-de-açúcar. Por isso, é uma opção renovável, limpa e menos poluente de todos os combustíveis.

Abastecer os veículos com esse combustível é uma boa solução ambiental, mas é necessário que o carro tenha o preparo de utilizar esse combustível sem prejudicar o motor.

5. Etanol aditivado

Praticamente a mesma ideia da gasolina aditivada. Esse combustível se assemelha ao etanol comum, mas com o acréscimo de aditivos detergentes e dispersantes em sua composição, que limpam o motor e ajudam a evitar problemas frequentes em carros flex, como o entupimento dos bicos.

6. Diesel comum

Também derivado do petróleo, o diesel é o combustível mais vendido e utilizado nas frotas de veículos pesados como caminhões, carretas, ônibus, entre outros. Sua vantagem é o rendimento e a desvantagem o fato de ser mais poluente do que a gasolina e o etanol.

7. Diesel S-10

Diferente do diesel comum com teor de enxofre de 500 ppm, o S-10 possui teor máximo de 10 ppm, e por ser mais limpo ele é menos danoso ao meio ambiente.

Mesmo o motor diesel sendo proibido no Brasil, tem picapes, vans, jipes, SUVs que rodam com essa opção. Sendo o uso do S-10 obrigatório nos motores a partir de 2012. Nos automóveis novos o diesel comum pode danificar o motor.

8. Diesel aditivado

O diesel aditivado também tem agentes detergentes para eliminar resíduos, a diferença dos outros combustíveis aditivados é que nesse caso eles já atuam durante o abastecimento.

9. Diesel premium

Também se beneficia dos aditivos multifuncionais e oferece melhor desempenho ao motor. Sua diferença é a maior quantidade de cetano (hidrocarboneto que mede a qualidade da ignição do óleo diesel), mínimo de 51. Isso melhora a qualidade de ignição e a performance do automóvel.

10. GNV (Gás Natural Veicular)

O GNV também polui menos o meio ambiente, ele emite cerca de 20% menos dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera em relação à gasolina e 15% em comparação com o etanol.

É a opção de combustível com melhor consumo e menor preço atualmente, mas possui alto custo de instalação e os cilindros ocupam muito espaço no porta-malas, o que pode ser uma desvantagem. É mais indicado para taxistas e motoristas de aplicativos.

11. Eletricidade

O uso de carros elétricos está crescendo cada vez mais e com eles vem a diminuição dos gastos com combustíveis e redução do impacto ambiental.

A eletricidade é a opção mais econômica e ecológica dentre os combustíveis, pois é menos poluente. A desvantagem é o tempo de recarga, a bateria demanda horas para ser completamente recarregada.

Conclusão

Para melhor administrar esse insumo, você pode fazer a integração de dados do combustível através de um software de gestão. Dentre suas vantagens estão: economia de tempo, informações mais precisas e controle financeiro. Além de facilitar na hora de escolher o combustível ideal para a sua frota.

Fique por dentro de tudo sobre gestão de frotas, nos seguindo nas redes sociais. Estamos no YouTube, LinkedIn, Instagram, Facebook e TikTok.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.

Dias
Horas
Minutos
Segundos
CONTRATE AGORA e garanta sua adesão gratuita