Os principais motivos de acidentes envolvendo caminhões no trânsito

Analisamos os principais motivos de acidentes envolvendo caminhões para que você possa evitá-los. Vem conferir.
29/11/2019
2 min de leitura

Analisamos os principais motivos de acidentes envolvendo caminhões para que você possa evitá-los. Vem conferir.

1. EXCESSO DE CARGA

Caminhões que viajam com excesso de carga estão mais suscetíveis a acidentes. O excesso de carga pode provocar tombamento em curvas, pois desestabiliza o veículo, além disso, o veículo fica com capacidade de frenagem reduzida, levando mais tempo para parar, o que diminui a possibilidade de reação do motorista.

2. IMPRUDÊNCIA DOS MOTORISTAS

Imprudências dos motoristas como viajar acima do limite de velocidade, realizar ultrapassagem em locais proibidos e curvas perigosas são fatores constantes de acidentes.

Em altas velocidades o motorista tem tempo de reação muito curto e o veículo perde a estabilidade do caminhão mais rapidamente. Além disso, ultrapassar em trechos de baixa visibilidade como ladeiras e curvas ou em local proibido podem resultar em acidentes, pois em muitos casos existe um veículo vindo na direção contrária que não está sendo visto.

Para evitar esse tipo de situação é importante manter os motoristas bem treinados em boas práticas de direção defensiva, realizar o controle de telemetria do veículo, que permite o controle do modo de direção dos motoristas.

Além disso, criar uma política de reconhecimento através de um ranking dos melhores motoristas e premiá-los com base na sua performance, também irá ajudar a fazer com que eles adotem práticas de segurança e reduzam os acidentes na sua empresa de logística.

3. DESCUMPRIMENTO DA LEI DO MOTORISTA

A lei do motorista foi criada para normatizar a jornada do caminhoneiro profissional, garantindo as boas condições de saúde do motorista e condições para exercer a sua função.

Entretanto, ainda assim, o motorista ainda realiza muitas viagens que não seguem as regras estabelecidas em lei. São feitas viagens muito longas, sem o tempo de descanso, paradas, refeição. O motorista desgastado está mais propenso a cometer erros, tem o reflexo reduzido o que em muitos casos resulta em acidentes.

4. RODOVIAS MAL CONSERVADAS

O estado das rodovias brasileiras ainda é bastante precário, o que é causa de uma série de acidentes. Má sinalização, buracos, lombadas e falta de acostamento são fatores que provocam acidentes.

E você na sua empresa, tem muitos problemas com acidentes?

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.