Manter uma frota em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios da gestão logística. Uma frota saudável reduz custos, aumenta a produtividade e garante a segurança nas operações. Para isso, é fundamental compreender e aplicar dois conceitos básicos da manutenção: a manutenção preventiva e a manutenção corretiva.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva ocorre após a falha de um componente ou sistema do veículo. É acionada quando o problema já se manifestou, como no caso de uma peça que quebrou, um pneu furado ou uma falha elétrica. Nessas situações, é necessário substituir o item danificado ou realizar o reparo necessário, o que pode demandar tempo, recursos e até comprometer as entregas programadas.
É comum que a manutenção corretiva gere atrasos na operação, já que, muitas vezes, é preciso aguardar a chegada de peças ou a disponibilidade da oficina.
Por exemplo, imagine um veículo atingido por um buraco mal sinalizado na estrada: esse impacto pode comprometer a suspensão, o alinhamento e até causar danos mais sérios, exigindo reparos demorados. Esse é apenas um dos muitos cenários em que a frota precisa ser parada inesperadamente.
Manutenção preventiva
Diferente da corretiva, a manutenção preventiva é realizada antes que ocorram falhas, com o objetivo de evitá-las. Ela é planejada e executada de forma periódica, e pode incluir serviços como troca de óleo, lubrificação de componentes, verificação de freios, pneus, filtros e sistemas elétricos. Além de ser mais econômica a longo prazo, a manutenção preventiva contribui para a segurança e a confiabilidade da frota.
Por que a manutenção preventiva é a melhor escolha?
Investir em manutenção preventiva traz diversos benefícios, como:
- Redução de custos com reparos emergenciais;
- Aumento da vida útil dos veículos;
- Melhoria na eficiência e produtividade;
- Menor tempo de inatividade dos veículos;
- Maior segurança para condutores e cargas.
Em uma empresa em que trabalhei, implementamos um sistema de manutenção preventiva com ótimos resultados. No início, foi um desafio, pois a frota não podia parar por mais de um dia devido à alta demanda. Para contornar isso, criamos um cronograma com paradas programadas e check-lists periódicos. Utilizamos o Google Forms para os motoristas preencherem o estado do veículo, facilitando a identificação precoce de problemas.
Para você ter ideia, tinha um bi-truck que fazia uma rota de 865 km duas vezes na semana, ele era essencial para essa rota de clientes, pois cruzava dois estados, esse veículo tinha que estar em perfeitas condições para realizar as entregas.
Como economizar tempo e dinheiro com manutenções?
Além do planejamento e uso de check-lists, é essencial capacitar os motoristas para que eles realizem inspeções básicas antes e depois de cada viagem. Ter “olhos clínicos” faz diferença para detectar ruídos, vazamentos, falhas em freios ou desgaste de pneus.
Outro ponto importante é manter um histórico organizado das manutenções realizadas. Na mesma empresa, ao equiparmos os motoristas com tablets, implantamos três funções no aplicativo de gerenciamento de frota.
A ferramenta permitia realizar check-lists, registrar entregas, seguir rotas otimizadas e até capturar segunda prova de entrega, tudo em um só sistema.
Em resumo, a chave para uma frota eficiente está na combinação entre planejamento, tecnologia e prevenção. A manutenção preventiva, quando bem executada, transforma a rotina da frota e fortalece os resultados da operação.