Driver coaching - o que é e quais os seus benefícios

Driver coaching - o que é e quais os seus benefícios

Um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores de frota é a criação e manutenção de uma cultura de condução econômica e segura dentro da sua empresa. Sabemos que o modo de condução do motorista está relacionado a 76% dos custos operacionais de uma empresa – combustível, manutenção, pneus, disponibilidade e depreciação – e que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana.

Assim, a cultura da condução econômica e segura tem um papel fundamental no aumento de segurança da operação e ganho de eficiência e lucratividade. Entretanto, sabemos também que muitos motoristas após uma capacitação em melhores práticas de direção tendem a retornar aos hábitos antigos caso não sejam acompanhados e motivados a manter a aplicação do que foi aprendido.

Neste artigo vamos apresentar o Driver Coaching, ferramenta que orienta os motoristas com dicas de condução e como ela vai te auxiliar na implementação de uma cultura de condução econômica que salva vidas e reduz custos.

O QUE É DRIVER COACHING

O driver coaching é uma ferramenta que orienta em tempo real os motoristas sobre a forma como ele está conduzindo o veículo e fornece dicas e oportunidades de melhoria.

É uma ferramenta que fornece orientação personalizada para os motoristas através da análise de dados do modo de condução do mesmo. O equipamento de telemetria instalado no veículo capta informações de consumo de combustível, RPM, aceleração, marcha e analisa esses parâmetros para fornecer dicas de melhoria nos pontos necessários.

Essa ferramenta pode ser tanto pessoal como digital. Em alguns casos os dados são analisados por um treinador de motoristas que faz um relatório para cada motorista e tem conversas individualizadas periodicamente. Em outros casos, o próprio equipamento no veículo identifica em tempo real o comportamento inadequado do motorista e uma voz automaticamente alerta ele sobre o comportamento indevido e fornece uma sugestão do que ele deve fazer para dirigir melhor naquela situação.

BENEFÍCIOS DO DRIVER COACHING

O driver coach, combinado com o uso de dados da telemetria veicular, fornece uma análise inteligente e dicas de melhoria do modo de condução dos motoristas o que irá:

  • Aumentar a segurança da operação
  • reduzir custos de combustível
  • Reduzir custos de manutenção
  • Reduzir emissões,
  • Aumentar a qualidade de vida do motorista no trabalho.

A ferramenta ajuda o motorista a desenvolver melhores hábitos de direção o que melhora o seu conforto e reduz o seu estresse.

O Guia do TRC traz uma conversa com Deise Kindinger: “A forma da condução do motorista é o principal fator de influência no resultado do consumo de combustível”, afirma Deise Kindinger, gerente da área de Desenvolvimento de Serviços Conectados para caminhões do Grupo Volvo América Latina.

De acordo com a Scania e a Mercedes, é possível obter reduções de 10% a 25% no consumo de combustível. A Mercedes aponta também que há uma redução de até 20% no tempo médio dos percursos e 50% das trocas de marcha, o que reduz o desgaste do câmbio e consequentemente os custos de manutenção.

A melhoria de segurança também traz uma melhoria de custos como uma redução de 40% nos custos com acidente, conforme observou Derek Gaston, supervisor de operações de caminhão na CN Rail.

COMO MOTIVAR OS MOTORISTAS

A ideia de ter o seu modo de condução avaliado continuamente pode não soar muito bem para alguns motoristas. Alguns irão entender os benefícios que a ferramenta oferece para a sua melhoria profissional e segurança diária, entretanto, outros irão achar que estão sendo viajados e que já sabem dirigir bem. Portanto, é importante adotar estratégias que motivem os motoristas para que eles tenham boa aderência ao programa de melhoria contínua.

Algumas dicas para ganhar a colaboração dos motoristas é são:

1. Faça análise de pares

Uma abordagem interessante é colocar um motorista para fazer a análise do modo de condução do outro e fornecer dicas.

2. Comemore os resultados positivos

Reconheça e valorize aqueles motoristas que estão adotando as melhores práticas. Um exemplo disso é no caso de ferramentas com câmera que permitem o compartilhamento do vídeo de uma ação boa feita pelo motorista, como desviar de uma potencial colisão.

3. Pague de volta

Selecione os melhores motoristas do seu ranking e pague de volta a eles um pouco do que foi economizado pelo time com a melhoria do modo de condução deles.

Isso irá motivar os motoristas a querem estar no topo do ranking, criando uma competição saudável e criará uma maior retenção e aceitação ao programa de melhoria.

4. Crie políticas bem definidas

É importante que as políticas, procedimentos e guias de melhoria de performance sejam bem definidos, explicados e compartilhados.

A forma como os dados são coletados, analisados e os critérios de avaliação precisam ser objetivos. A análise de performance não pode ter favoritismo em prol de um funcionário.

5. Tenha apoio da diretoria

Para criar um programa eficiente de Driver Coaching é necessário ter o apoio da direção da empresa. Primeiramente, será necessário ganhar a aprovação deles para a realização do investimento em equipamentos de telemetria veicular que permitam monitorar e gerar dados do modo de condução do motorista. Num segundo momento, é importante ter o apoio deles para mudar a política de avaliação e remuneração dos motoristas.

Uma forma muito eficiente de ganhar os decisores na empresa para que eles aceitem a ferramenta é mostrar os benefícios em termos de melhoria de custos e aumento de segurança.

Segundo Gonnerman, vice-presidente de segurança na Transport America você pode abrir os olhos da direção relacionando o prejuízo de um acidente à quantidade de cargas transportadas que esse prejuízo representa:

“Se você tiver um acidente de R$ 30.000,00 quantas cargas precisarão ser transportadas para compensar esse custo?”

Ou então: “Se você economizar R$ 500,00 por mês por caminhão em poucos meses você terá retornado o investimento.”

CONCLUSÃO

O driver coach cobre todos os aspectos da direção profissional para uma operação otimizada com os veículos. É uma ferramenta flexível e personalizada, cujos benefícios para a frota são perceptíveis imediatamente, melhorando a lucratividade da sua empresa.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas