5 dicas para criar as melhores rotas de entrega

5 dicas para criar as melhores rotas de entrega

O planejamento de rotas é uma das tarefas mais importantes de um gestor de frotas. São muitas variáveis envolvidas, veículos e motoristas disponíveis, capacidade dos veículos, horário, local de entrega e muitas outras.

Assim, roteirizar manualmente é uma tarefa que consome o seu tempo, baseando-se principalmente na sua experiência e bom senso. Entretanto, isto não garante que de fato a rota escolhida é a melhor.

Selecionamos 5 dicas para te ajudar na criação das suas rotas!

1. Agrupe clientes próximos

Ao organizar um roteiro você deve buscar agrupar os clientes com endereços próximos em blocos ou zonas, reduzindo o tempo de tráfego entre uma entrega e outra. Assim, o processo se torna mais eficiente e os veículos percorrem uma distância menor, o que para você resultará em menores custos!

2. Fique atento à janela de atendimento

Chegar ao cliente em um momento que ele não está disponível para receber a mercadoria é um dos grandes problemas operacionais que resultam em necessidade de repasse. Portanto, ao montar a sua rota de entrega entre em contato com o cliente, registre o melhor horário para a realização das entregas e busque realizar o serviço naquela janela de atendimento para evitar que seja necessário retornar depois.

3. Crie uma rotina de planejamento

Ter uma rotina de planejamento bem definida, com a comunicação entre o setor de logística e o comercial bem organizada, é fundamental para o sucesso da operação. Verifique diariamente os pedidos que precisam ser entregues, a disponibilidade de veículos e motoristas. Tenha um processo padronizado, bem entendido por todos e mão à obra.

4. Utilize os maiores veículos

Tente utilizar os veículos com a maior capacidade de carga inicialmente, pois assim, você minimiza a quantidade de veículos em entregas reduzindo os custos operacionais. Deve-se ficar atento para que a capacidade máxima do veículo seja respeitada e para que a quantidade de entregas seja compatível com o tempo de jornada do motorista.


5. Use softwares de roteirização

A tecnologia vem para ajudar você no seu dia a dia a realizar as tarefas repetitivas de maneira mais rápida. Portanto, não deixe de utilizá-la. Softwares de roteirização podem ser seu grande aliado para a criação de rotas ótimas e de maneira rápida. Eles captam os pedidos do seu sistema comercial e automaticamente distribuem entre os veículos disponíveis, com base na capacidade de carga, endereço dos clientes, janelas de atendimento e muitas outras variáveis.

Assim, você conseguirá criar rotas de menor distância e atender um número maior de clientes!

Gostou do nosso conteúdo e quer saber quais os benefícios que a roteirização pode trazer para o seu negócio? Leia também este post: 5 Benefícios da Otimização de Rotas