Como ajudar os condutores na redução do estresse

Como ajudar os condutores na redução do estresse

Um dado que deve entristecer a todos é de que o Brasil, segundo a Organização Pan-americana de Saúde é o país do continente sul-americano com o maior número de mortes no trânsito, esse número em 2013 foi maior que 40.000 vidas.

As empresas são organizações humanas, por isso precisam ter esse olhar direto aos indivíduos que estão presentes no trânsito, primeiro àqueles que são colaboradores e prestadores de serviço da organização, mas também a todos os outros que dividem as mesmas estradas, para que possa ser realmente vista uma melhora nesses números tão negativos.

Existem ações e comportamentos que o Gestor de Frotas deve incentivar aos seus colaboradores, com a finalidade de ajuda-los a reduzir o estresse. Motoristas menos estressados estarão mais aptos a conduzirem os veículos de uma forma respeitosa às leis de trânsito, colaborando para um ambiente mais seguro.


1. Estimule o Respeito e a Calma

O seu motorista deve ser capaz de respeitar os demais condutores presentes na via. Infelizmente ainda ouvimos relatos de acidentes que são causados por tentativas de revidar uma ofensa, ou porque os condutores estavam discutindo entre si e não viram que estavam prestes a causar uma tragédia.

Sabemos que em momentos de tensão, como são muitos dos momentos dentro do contexto do trânsito, que fica difícil agir da melhor maneira, mas é fundamental que você converse com os seus condutores e que eles estejam cientes da importância de manter a calma e a tranquilidade em situações que aparentam exigir respostas impulsivas dentro do contexto do trânsito.


2. Exercícios e Postura

Acima falamos da importância da calma, claro que é necessário que a pessoa se esforce em alguns momentos para se manter calma frente a alguns estresses da vida. No entanto, parte desse estado pode ser obtido com ações simples. Exercícios respiratórios são ferramentas excelentes e devem ser exploradas. Nada muito complexo, pode ser feito algumas vezes no dia, trata-se apenas de inspirar e expirar algumas vezes, com bastante calma. Além de melhorar a oxigenação do cérebro é uma ótima forma de obter uma mente tranquila e em paz para a prática laboral.

Os condutores podem também praticar aquecimentos, alongando o corpo a fim de evitar o cansaço acumulado pelas horas sentados no volante. Caso esteja ao alcance da empresa, investir em um profissional de ginástica laboral pode ser uma estratégia excelente. Mas garanta que seu motorista conhece ao menos alguns exercícios simples que podem ser feitos mesmo sem a presença do profissional

Preste atenção ao ajuste do banco dos condutores, evite acentos inclinados demais, a angulação ideal é de 100°, converse sobre isso com os motoristas para que eles possam observar se estão alinhados com essa prática.

3. Instrua seus Condutores sobre os Cuidados com o Sono

O trabalho nas estradas é cansativo, por vezes está incluso dormir no próprio veículo, porém é fundamental que as horas de sono sejam obedecidas. Não apenas as horas de sono, mas também toda a Lei do Motorista, caso você deseje conhecer mais sobre essa legislação do motorista, confira nosso texto sobre esse tema.

Faça bons planejamentos de viagens e ajude os condutores a encontrar os melhores momentos para realizar os seus descansos. Um motorista em plena condição para exercer seu trabalho é um ganho de produtividade e segurança para a empresa.

Essas dicas são extremamente simples, mas algo que você com certeza não pode abrir mãe é sobre dar ouvidos aos condutores, pare para escutar as reclamações e sugestões, crie alternativas junto com eles, pois assim vocês irão construir algo muito mais sustentável e que terá um impacto real na segurança da empresa e dos condutores.

Gostou desse texto? Gostaria de deixar uma sugestão ou um comentário? Ficaremos muito felizes em ouvir você. Caso deseje conhecer a linha de produtos da Infleet o nosso time comercial está pronto para lhe atender e entregar soluções de ponta para transformar a gestão da sua frota.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA