6 razões para usar um sistema de ordem de serviço de veículo da frota

6 razões para usar um sistema de ordem de serviço de veículo da frota

Com a tecnologia atual, os gestores de frotas não precisam mais perder tempo com planilhas complexas para realizar manutenções. Os sistemas de ordem de serviço (OS) mantêm esses profissionais atualizados, podendo rastrear o trabalho de ponta a ponta e analisar com precisão os custos operacionais.

Ao planejar e executar a manutenção da frota, é importante ter um processo de ordem de serviço bem pensado a fim de minimizar o tempo de permanência dos veículos da frota na oficina.

O sistema de OS permite planejar, agendar e realizar a manutenção da frota do início ao fim, enquanto consolida dados para relatórios de manutenção precisos e insights preditivos.

Além disso, essa solução automatiza o processo de manutenção da frota, gerando ordens de serviço e rastreamento, liberando o tempo gasto em papelada para que possa dedicar mais tempo às tarefas prioritárias.

Sabe quais são as seis maneiras pelas quais a ordem de serviço pode melhorar seu processo de gestão de manutenção? Acompanhe a leitura e confira cada uma delas.

1. Implemente fluxos de trabalho eficientes

Acompanhar a manutenção é crucial. Se o processo de manutenção da sua frota for desorganizado, você pode estar enfrentando paradas desnecessárias, acarretando muitas despesas.

Ao simplificar os fluxos de trabalho por meio de um sistema de gestão de manutenção, você pode garantir que seu processo tenha a eficiência ideal. As ordens de serviço podem ser criadas, atribuídas e rastreadas digitalmente, eliminando o caos das ordens de serviço em papel.

2. Realizar manutenção preventiva de rotina

Você pode saber o quanto é importante fazer a manutenção regular de seus ativos, mas sem um cronograma adequado, as trocas de óleo e outras tarefas de manutenção preventiva podem falhar.

O sistema de ordem de serviço simplifica o agendamento de manutenção preventiva, fornecendo as ferramentas para definir agendamentos de serviço com base no medidor e nos intervalos de tempo.

Os gestores de frota recebem notificações das próximas ordens de serviço para planejar melhor quando os veículos precisam estar na oficina.

A geração de OS’s com base em programações de manutenção preventiva também permite rastrear o progresso do serviço, bem como as taxas de peças e mão de obra, fornecendo uma visão detalhada da produtividade da oficina e dos custos totais do serviço.

3. Aproveite os resultados da inspeção

O relógio do tempo de inatividade começa a contar no momento em que um item de inspeção falha. Para agir rapidamente e minimizar o risco de problemas futuros, é importante garantir que seus motoristas tenham uma maneira de comunicar qualquer problema no veículo.

A realização de inspeções digitais, através do sistema de gestão de manutenção, elimina gargalos no processo de inspeção, permitindo que os usuários criem OS’s com eficiência e com base em falhas de itens de inspeção.

Ter um fluxo de trabalho eficiente, desde os resultados da inspeção até a criação da ordem de serviço, permite que você aja imediatamente. Independentemente de você realizar a manutenção internamente ou terceirizar , as ordens de serviço são criadas e enviadas automaticamente, ajudando seus veículos a voltar à estrada rapidamente.

4. Acompanhe a manutenção detalhadamente

Para concluir as tarefas de serviço com eficiência, um gestor de frota deve ser capaz de rastrear totalmente os recursos de manutenção por item de linha. Vasculhar planilhas e recibos para encontrar as informações corretas é um mau uso do tempo.

A ordem de serviço permite rastrear cada item com precisão para cada tarefa de serviço. Associe custos de peças a tarefas individuais e adicione taxas de mão de obra para rastrear totalmente recursos, custos e tempo para melhorar as operações de manutenção.

Ter um serviço completo de registro para sua frota permite vincular problemas e códigos de problemas de diagnóstico a itens de linha. Isso garante o melhor entendimento da integridade do ativo e rastrear problemas completamente.

A melhoria da sua frota começa com uma análise abrangente da frota. Manter um registro organizado do histórico de serviço fornece informações sobre o custo de seus ativos, além do refinamento das práticas de manutenção futuras.

5. Automatize aprovações para manutenção terceirizada

A terceirização de manutenção e reparos para fornecedores terceirizados pode ser uma solução econômica para a maioria das frotas de pequeno e médio porte. Ao gerenciar vários ativos, é importante poder manter as ordens de serviço organizadas e enviar prontamente as aprovações de reparo.

A simplificação da manutenção permite que você gerencie fornecedores terceirizados, reparos e aprovações para reduzir o tempo de inatividade e maximizar a economia.

O sistema de ordem de serviço notificará sobre itens de linha de pedido de reparo e permitirá que rejeite ou aprove a manutenção em tempo real. Isso garante que os técnicos mantenham o ritmo e concluam os reparos rapidamente.

6. Calcule o TCO para tomar as melhores decisões de manutenção

Conhecer o verdadeiro custo total de propriedade (TCO) da sua frota — ou custo operacional total — permite medir facilmente os recursos e tomar as melhores decisões para o seu negócio.

O sistema de gestão de manutenção calcula automaticamente o TCO com base nos itens de linha de serviço para ajudar a comparar os custos em toda a sua frota. A análise do serviço como parte do custo operacional de seu ativo oferece uma visão completa da lucratividade de sua frota.

Os relatórios de frota com base em seu TCO são compilados em relatórios fáceis de ler para ajudá-lo a entender as tendências da frota e rastrear as despesas de reparo. Sem essa percepção, muitas frotas enfrentam despesas desnecessárias e têm dificuldade em tomar decisões baseadas em dados.

Como a manutenção é uma das maiores despesas da frota, as ordens de serviço fornecem um excelente contexto para o TCO e ajudam a melhorar as operações da frota.

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