A entrega através de veículos autônomos já é uma realidade

O que parecia iniciativa dos filmes de ficção científica já é uma realidade em alguns centros urbanos: a entregas por veículos autônomos.
25/11/2019
2 min de leitura
A entrega através de veículos autônomos já é uma realidade

O que parecia iniciativa dos filmes de ficção científica já é uma realidade em alguns centros urbanos: a entregas por veículos autônomos. Segundo a Gartner, a condução autônoma é uma tendência para os próximos anos e 10% dos novos carros terão capacidade de direção independente, em comparação com menos de 1% em 2017.

Em 2016, a primeira entrega comercial com um veículo autônomo foi realizada pela Uber em parceria com a Otto, com 45 mil latas de cerveja nos Estados Unidos em uma viagem de quase 200 quilômetros. Hoje, já é possível observar projetos de grandes empresas, principalmente, na etapa final da entrega, o last mile” – ou “último quilômetro”, como a Starship Technologies que realiza entregas no Reino Unido e a Amazon que oficializou o robô autônomo “Scout” para testes no sul da Califórnia.

Um desafio enfrentado pelos operadores logísticos é a falta de investimento dos governos locais em infraestrutura para entrega autônoma. Um caso de sucesso é a cidade de São Francisco, na Califórnia, que já autorizou o trânsito de veículos autônomos da Waymo na Lombard Street.

E no Brasil, como estão as entregas autônomas?

O iFood anunciou o início dos testes de entregas com veículos autônomos para janeiro de 2020 em parceria com a Synkar, empresa especializada em inteligência artificial. Os robôs serão elétricos com autonomia de até 12 horas e poderão transportar até 30kg em ambientes controlados. Fernando Martins, gerente de inovação logística do iFood, comemora: “É com o olhar para o futuro que estamos sendo pioneiros em testar equipamentos autônomos para entregas, garantindo otimização logística pela complementaridade com outros modais”.

A KPMG realizou uma pesquisa sobre os países preparados para receber veículos autônomos e o Brasil ocupou 17º lugar de 20 posições. A pesquisa foi segmentada em quatro fatores principais: “aceitação da tecnologia”, “inovações e tecnologias”, “infraestrutura” e “política e legislação”. Dentre os fatores estudados, o Brasil ficou na última posição em relação a “política e legislação” e penúltima em “infraestrutura”. As políticas públicas e os avanços tecnológicos devem caminhar juntos para garantir os melhores produtos e serviços para a sociedade.

E você, acha que a condução de veículos autônomos já é uma realidade?

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.

Dias
Horas
Minutos
Segundos
CONTRATE AGORA e garanta sua adesão gratuita