Como prevenir sua frota de ataques de cibersegurança

Como prevenir sua frota de ataques de cibersegurança

Pode parecer futurista, mas os veículos conectados à internet já se tornaram comum nas estradas de hoje. Isso inclui veículos de frota que aproveitam dados de rastreamento para ajudar a melhorar a produtividade, reduzir custos e melhorar a navegação.

No entanto, os veículos conectados podem deixar as frotas vulneráveis ​​a ameaças inesperadas de segurança cibernética. Para evitar que sua frota seja explorada e sua organização seja vítima de um ataque cibernético, você precisa avaliar proativamente os riscos de segurança e criar um plano cuidadoso para proteger suas redes e seus veículos.

Acompanhe a leitura e confira aspectos importantes a serem considerados quando se trata da segurança cibernética de sua frota conectada.

As ameaças de segurança cibernética vêm de várias direções

Os cibercriminosos e os maus atores podem atacar de várias maneiras, desde operações de veículos, sistemas de veículos que compartilham dados ou redes de back-office de sua organização em geral. Um tipo comum de ataque cibernético é um ataque de phishing que entrega ransomware ao seu sistema.

Os ataques de phishing geralmente chegam por e-mail, onde um clique ou download não intencional pode abrir uma porta para hackers. Isso pode levar a paralisações do sistema que interrompem as operações e causam tempos de inatividade dispendiosos. Também pode resultar em dados comprometidos ou roubados, o que é especialmente problemático para frotas conectadas que compartilham um protocolo comum em todos os veículos.

Além de roubar dados ou mantê-los como reféns, os hackers também podem ter como alvo as próprias operações dos veículos. O objetivo é obter o controle de um caminhão ou carro, ou de uma frota inteira, por motivos que vão desde roubar o conteúdo até prejudicar motoristas ou outras pessoas na estrada. 1 Por esses motivos, uma abordagem proativa para a segurança cibernética da frota é fundamental.

Dicas para proteger sua frota de ataques cibernéticos

Para evitar que um cibercriminoso explore locais de carga ou informações financeiras, como gerente de frota, você deve seguir estas etapas iniciais:

  • Garanta que a telemetria e outros sistemas adquiridos sejam de fornecedores que incorporem segurança em seus produtos desde o início até cada atualização.
  • Substitua sistemas operacionais desatualizados se eles não forem mais suportados por patches e atualizações de segurança e certifique-se de que todas as atualizações de software sejam feitas em tempo hábil assim que forem lançadas.
  • Crie políticas da empresa que monitorem o download dos drivers de aplicativos e descreva quais são os riscos de segurança e instrua os motoristas para desativar os aplicativos não utilizados.
  • Considere usar a autenticação multifator como uma camada adicional de segurança – você também pode treinar a equipe para identificar e-mails de phishing suspeitos e evitar clicar neles.

Além disso, considere usar estas 3 táticas para proteger especificamente seus dados de telemetria:

  1. Priorize o acesso a dados para limitar possíveis exposições e ataques. Limite o acesso de tipos e conjuntos de dados específicos apenas àqueles que precisam visualizá-los para evitar que indivíduos não autorizados tenham acesso aos sistemas.
  2. Entenda como e quando seus dispositivos telemáticos são atualizados. Certifique-se de saber como as atualizações ocorrem e sob quais condições – enquanto o veículo está funcionando, durante a noite, etc. – para garantir que as atualizações de segurança entrem em vigor.
  3. Proteja seus motoristas com anonimato quando possível. Haverá momentos em que você precisará rastrear dados relacionados a drivers específicos. Mas quando esse não for o caso, altere as configurações de telemática para criar trilhas de dados anônimas.

Entendeu a importância de como proteger sua frota dos ataques de cibersegurança? Então não perca tempo e assine nossa newsletter para receber conteúdos como esse em primeira mão!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas