Saiba quais são os benefícios na redução do CO² para sua frota

Acompanhe a leitura e confira os benefícios na redução do dióxido de carbono (CO²) para sua frota contribua com o meio ambiente.
06/03/2022
6 min de leitura
Saiba quais são os benefícios na redução do CO² para sua frota

O clima da Terra mudou ao longo da história. Satélites em órbita da Terra e outros avanços tecnológicos permitiram aos cientistas observarem o cenário de maneira ampla, coletando diferentes tipos de informações sobre nosso planeta e seu clima em escala global.

Este conjunto de dados, recolhidos ao longo de muitos anos, revela os sinais de um clima em mudança. O dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa são responsáveis ​​pelo aquecimento do planeta em quase 1 °C desde o final do século XIX. O tema dos gases de efeito estufa, sua ligação com as mudanças climáticas e as iniciativas de sustentabilidade têm sido notícia quase que constantemente. É o esforço para reconhecer as mudanças climáticas como um problema nacional e global.

No entanto, se formos relacionar esse debate e iniciativas no contexto da gestão de frotas, é possível notar avanços em energia renovável, veículos elétricos e tecnologia híbrida que já ajudam numa significativa redução desses gases. Contudo, ainda não é o suficiente.

De acordo com o Relatório de impacto: Resiliência diante da adversidade, em 2020, um carro produziu 156,1 gramas de CO² por quilômetro percorrido, ou seja, são mais de 46,7 milhões de toneladas de CO² liberados todos os anos.

Com esse histórico, é inevitável que as frotas enfrentem inspeções cada vez maiores sobre como operam e tornar essa prática como parte integrante da estratégia de redução de carbono da empresa.

Sabemos que, de uma perspectiva humanitária, é importante limitar e reduzir o CO² que produzimos, mas existem benefícios mais amplos para as empresas? É o que vamos descobrir ao longo desse post que preparamos para você entender mais sobre o tema.

Acompanhe a leitura e confira os cinco benefícios na redução do dióxido de carbono (CO²) para sua frota!

Salvando o planeta

Segundo dados da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 26), Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente, anunciou a meta estabelecida pelo país para redução da emissão de gases poluentes, até neutralizar a distribuição de CO² na atmosfera.

A meta vai ao encontro do planejamento estabelecido no Acordo de Paris e passará diretamente pelo setor automotivo brasileiro, área essencial para o crescimento do chamado Programa Nacional de Crescimento Verde.

Porém, precisamos acelerar essas iniciativas. Muito se tem dito sobre as compensações de carbono e plantio de árvores para reabsorver o CO² liberado na atmosfera, no entanto, cada árvore plantada absorverá apenas cerca de 16kg de CO² por ano. Ou seja, para cada van na estrada, você teria que plantar cerca de 201 árvores por ano.

Parece óbvio dizer, mas vale a pena repetir: a melhor maneira de reduzir suas emissões de CO² é, em primeiro lugar, usar menos combustível. Se seus veículos usarem menos combustível, eles naturalmente expelirão menos CO² na atmosfera.

Já falamos aqui blog sobre como aliar redução de combustível à sustentabilidade, e não vamos nos aprofundar nisso aqui, mas ao cortar um, você naturalmente reduzirá o outro. Uma melhoria de 5% nas emissões de CO² equivaleria a uma redução de 156,7 kg por ano ou o equivalente a quase 10 árvores para cada veículo!

Use menos combustível, gaste menos dinheiro

Embora os esquemas de sustentabilidade e zero emissões sejam de extrema importância para frotas e empresas, o impacto de reduzir sua emissão de carbono não se limita apenas a uma redução de CO². Reduzir o uso de combustível é a melhor maneira de reduzir as emissões, e isso também terá um impacto no quanto você está gastando em combustível.

Ser capaz de acompanhar as melhorias na redução de carbono e metrificá-las através de KPIs, também pode fazer muito pela vida financeira da frota e é uma maneira fácil de se mostrar inovador nessa área.

Por isso, falaremos mais detalhadamente sobre as cinco maneiras de reduzir o dióxido de carbono (CO²) na sua frota, para poder colher os benefícios de operar um negócio com consciência ambiental.

1. Selecione o combustível certo para o trabalho

Existem vários tipos diferentes de combustível que você pode usar para abastecer sua frota. Por isso, é importante que os gestores de frota entendam suas diferenças, incluindo disponibilidade, custo e emissões de CO².

Resumimos aqui para te ajudar a decidir qual combustível é mais adequado para seus veículos e a opção mais eficiente para reduzir as emissões:

Gasolina

A gasolina está amplamente disponível. Comparado ao diesel, emite menos NOx (óxido de nitrogênio), mas tende a produzir mais CO².

Diesel

O diesel tem uma má reputação, mas novos desenvolvimentos o tornaram mais ecológico. Ele também possui relações potência-peso mais altas, tornando-o uma opção mais econômica para veículos maiores.

Misturas de Biodiesel

Em termos de energia, eles são comparáveis ​​ao diesel puro, mas vêm com o benefício adicional de serem renováveis ​​e emitirem menos CO².

A desvantagem: atualmente o biodiesel é mais caro que o diesel puro e também não é tão fácil de ser encontrado

Gás natural

Seja na forma líquida ou comprimido, o gás natural é mais ecológico do que qualquer um dos anteriores.

A desvantagem: os veículos movidos a gasolina tendem a custar mais devido aos tanques de combustível isolados e sua disponibilidade limitada.

Veículos Elétricos e Veículos Elétricos Híbridos

O uso de veículos elétricos está em ascensão, inclusive dentro de frotas, com algumas empresas já tendo feito a transição para frotas totalmente elétricas.

Os veículos elétricos têm zero emissões de escapamento e exigem menos trocas de peças devido ao desgaste substancialmente menor do que em veículos tradicionais movidos a combustível. Além disso, a duração da bateria está melhorando muito, com veículos mais novos capazes de dirigir mais de 300 milhas (482,8 km) com carga total.

2. Monitore as métricas da frota usando a tecnologia

Você sabia que a forma como você dirige pode fazer uma grande diferença no consumo de combustível? Aqueles pesados nos freios e no acelerador tendem a queimar mais combustível do que os motoristas suaves e lentos.

Marcha lenta excessiva, rotas não eficientes e peso adicional também são fatores a serem considerados ao analisar as emissões. Portanto, há muitos componentes a serem lembrados ao considerar o uso de combustível.

É aí que entra o sistema de gestão de frotas da Infleet. Ele te ajuda a visualizar as importantes métricas da frota. Você pode visualizar o desempenho de direção de toda a sua frota ou analisar um veículo e um motorista individuais. Com esses insights, os gestores podem rastrear a direção e o consumo de combustível para tomar medidas corretivas e preventivas para reduzir com eficiência sua emissão de carbono.

3. Otimize o uso do veículo

Além de fazer escolhas de direção inteligentes, é vital que os gestores de frota escolham o veículo certo. Isso significa não usar caminhões grandes e cheios de combustível quando apenas uma van serve.

Se veículos meio cheios são uma constante, pode valer a pena investir em alguns veículos menores. Da mesma forma, se seus veículos geralmente viajam com sobrepeso, talvez seja o momento de usar ativos como reboque para aliviar a carga e ajudar a reduzir suas emissões.

O uso de um sistema de gestão de frota fornecerá visibilidade de todo o inventário da frota, bem como de qual veículo está disponível no momento e qual está em uso.

4. Fique por dentro da pressão e posição dos pneus

O estado dos pneus da sua frota não pode ser esquecido. Pneus mal calibrados podem ter um impacto negativo nas emissões de CO² devido à maior resistência ao rolamento. Isso faz com que o motor trabalhe mais e consuma mais combustível.

Juntamente com a pressão dos pneus, é igualmente importante verificar o alinhamento das rodas, pois isso também desempenha um papel na quantidade de combustível que seus veículos estão consumindo.

Rodas desalinhadas aumentam o consumo de combustível e, portanto, as emissões de CO².

Torne as verificações de pneus e alinhamento uma parte regular de sua rotina de manutenção usando o módulo de manutenção da Infleet. Isso permite que você gerencie com eficiência os relatórios de manutenção e veja rapidamente quais veículos precisam de ajustes, incluindo reparos de pneus e alinhamento, para garantir que tudo esteja funcionando sem problemas e sem desperdício de combustível.

5. Torne-se virtual quando possível para minimizar o uso do veículo

A pandemia global forçou muitos de nós a aderir às reuniões virtuais. À medida que emergimos da crise da saúde, vale a pena manter a comunicação online como parte das operações da sua empresa. Para reuniões online não exigem viagens, o que significa que não há veículos na estrada e nenhuma emissão de CO².

Está se tornando cada vez mais óbvio que a mudança climática é algo que deve ser enfrentado em todos os níveis da sociedade, e as frotas comerciais não devem ser uma exceção a isso. No entanto, ao reduzir as emissões de CO² de uma frota de veículos, automaticamente desbloqueará outros benefícios para você e para o negócio em geral.

O monitoramento de sua frota com plataformas integradas de gestão de frota pode orientar na implementação de práticas mais econômicas, eficientes e ecológicas. As empresas de transporte e logística que investem em ações sustentáveis ​​também se tornam mais competitivas, cuidam do meio ambiente, agilizam processos e evitam desperdícios, promovendo o bem-estar da sociedade.

As funcionalidades de gestão de frotas da Infleet pode te ajudar na redução do impacto ambiental da sua frota. Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.