O que é um romaneio de carga?

O processo de transporte de cargas armazena várias informações durante as rotinas diárias. Todo o fluxo de insumos deve estar bem mapeado.
03/02/2020
1 min de leitura

O processo de transporte de cargas armazena um grande número de informações durante as rotinas diárias. Todo o fluxo de insumos deve estar bem mapeado para facilitar a localização e especificações dos produtos a serem transportados.

Com o objetivo de consolidar todas as informações do transporte de mercadorias em apenas um arquivo e facilitar os processos de embarque, desembarque e fiscalização da carga, é utilizado um Romaneio de Carga.

Como é gerado o Romaneio de Carga?

O documento do Romaneio de Carga pode ser preenchido de maneira manual com as informações necessárias (quantidade de volumes, notas fiscais para envio, identificação dos produtos e especificações da carga e embalagens) em uma planilha simples.

É possível também automatizar a geração do Romaneio através de softwares de gestão de transportadoras, podendo ser integrado às demais etapas do negócio, reduzindo as possibilidades de erro.

Quando utilizar o Romaneio de Carga?

Por ser um documento informativo, o Romaneio de Carga é utilizado nos processos de embarque e desembarque, fiscalização (nos casos de cargas perigosas), nos desembaraços aduaneiros perante a receita federal e como comprovante nos casos de roubo de carga.

O documento também é utilizado para conferência, auxiliando o trabalho do motorista e verificação do produto no destino.

Então, conta pra gente como a sua empresa gera e utiliza o Romaneio de Carga?

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.