ProSaúde reduz em 15% o custo de abastecimento da sua frota usando o sistema integrado Infleet

ProSaúde reduz em 15% o custo de abastecimento da sua frota usando o sistema integrado Infleet

Desde garantir a entrega no prazo até atender às necessidades de manutenção, gerenciar uma frota de veículos pode ser desafiador e caro. Aliás, um dos maiores gastos na gestão de uma frota é o combustível utilizado nos próprios veículos. Os custos de combustível do veículo podem representar até 60% do orçamento operacional total de uma frota .

Embora a eficiência de combustível possa não ser seu foco diário, a redução de custos de combustível pode ter um impacto significativo em seus resultados. Com a ajuda de um sistema integrado como a Infleet, essas economias de custos são uma realidade alcançável.

Não apenas a economia de combustível pode se transformar em mais lucros, mas também pode permitir mais flexibilidade para a satisfação do cliente.

Como a Telemetria pode auxiliar na redução de combustível e na velocidade média: o caso ProSaúde

Os sistemas de telemetria permitem monitorar os padrões de direção que devem ser seguidos pelos motoristas. Este fator é extremamente importante para a redução de infrações, acidentes e consumo de combustível.

Quando o motorista dirige acima da velocidade permitida, por exemplo, o sistema emite um alerta para a equipe de monitoramento. Ele entra em contato com o motorista para tomar as medidas cabíveis.

Outra possibilidade é estimular os motoristas a fazer um uso mais racional dos veículos, reduzindo a velocidade e o consumo de combustível.

Também é possível controlar as manutenções periódicas, reduzindo as medidas corretivas e aumentando as ações preventivas. Isso reflete a menor depreciação dos veículos no longo prazo e, consequentemente, a redução dos custos de manutenção.

O desafio

Buscando entender melhor o cenário em que sua frota se encontrava, a ProSaúde, um dos maiores planos de assistência do estado da Bahia, tinha um grande problema: o custo alto com abastecimento.

Além desse ponto, que por si só já afeta negativamente os custos operacionais, existia a preocupação com a sobrecarga, frenagem e aceleração brusca, a falta de manutenção preventiva e a ociosidade do motor (em média, 8,3% do custo total).

Mesmo diante de tantas demandas para serem sanadas, a ProSaúde tinha uma meta: reduzir em 10% o custo de abastecimento.

Através de reuniões qualitativas com o time de Sucesso do Cliente, para melhor aproveitamento dos dados fornecidos pelo sistema integrado Infleet, a ProSaúde conseguiu identificar a redução de 15% no consumo de combustível da sua frota e 62% na velocidade acima da média, superando a meta estabelecida.

O resultado

“Nós fizemos várias cotações com outros sistemas, mas você superaram as nossas expectativas!” - Alisson Oliveira, gestor de frota da ProSaúde.

Confira abaixo a entrevista entre Ingrid Santana, do time de Sucesso do Cliente, e Alisson Oliveira, gestor de frota da ProSaúde.

Ingrid Santana - Quais são as mudanças que aconteceram na empresa depois do uso da Infleet?

Alisson Oliveira: “A empresa não tinha um controle efetivo dos veículos, fazia em planilhas. Através da Telemetria ofertada por vocês que nós pudemos ter o controle total da frota, não só de localização, mas custo de manutenção, abastecimento e velocidade”.

IS - O que mudou na sua rotina de gestor de frota depois da Infleet?

AO: “Eu entrei na empresa como mecânico, aliás sou mecânico e atuo como gestor de frota, aproveitando a oportunidade dada pelo Grupo ProSaúde. Então, juntamente com o gerente daqui, tive acesso a planilha de controle dos veículos, que era apenas de manutenção e consumo de combustível e também não tinham muitos dados sobre a frota.

A equipe ainda não tinha esse controle e foi através do sistema da Infleet, mais precisamente a Telemetria - algo totalmente novo pra gente, que lançamos as informações e obtendo resultados positivos”.

IS - Como você acha que a Infleet mudou a gestão de frota da ProSaúde?

AO: “Ela me deu controle total dos carros da frota. Hoje, se eu quiser procurar qualquer carro, eu tenho na ponta do mouse. Posso imprimir relatório a qualquer hora, tanto para apresentar a gerência, quanto para mim. Consigo verificar quem gastou, o quanto gastou, qual o carro e qual motorista que tem a melhor condução.

Agora estamos usando o ranking dos motoristas, cadastramos todos eles e estamos fazendo uma avaliação individual. Através da Telemetria a gente consegue saber o destino do condutor, como foi a viagem dele, quais e quantos tipos de infrações e a velocidade máxima que ele atingiu.

A partir disso vamos promover melhorias para que eles possam ter uma condução mais econômica, a direção defensiva e segura, tanto para ele quanto para a empresa e os outros motoristas da estrada.

Nós fizemos várias cotações com outros sistemas, mas você superaram as nossas expectativas!”

Gerenciamento mais inteligente

Um sistema de gestão de frota baseado na telemetria oferece ao gestor uma série de relatórios que proporcionam uma visão estratégica do que está acontecendo com sua frota, tanto de veículos quanto de motoristas.

O sistema também permite controlar e otimizar as rotas, reduzindo o tempo de deslocamento e facilitando o cumprimento de prazos. Tudo isso com poucos cliques, interface intuitiva e disponível em qualquer dispositivo para ser acessado do computador ou celular.

Além de todos esses benefícios, o sistema inteligente de Gestão de Frotas como o da Infleet destaca o compromisso do seu negócio com a segurança e qualidade de vida de seus motoristas, colaboradores e, em contrapartida, seus fornecedores, como é o caso da ProSaúde.

Quer saber como reduzir a velocidade média e os custos de combustível usando o Sistema Integrado Infleet? Então clique no banner abaixo e solicite o teste grátis!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas