Os benefícios da integração de dados de combustível na gestão de frota

Os benefícios da integração de dados de combustível na gestão de frota

O combustível costuma ser um dos maiores gastos de uma frota e, embora o custo flutuante do combustível não esteja no controle de um gestor de frota, o rastreamento adequado das métricas de uso de combustível para evitar o consumo excessivo está.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os benefícios da integração de dados de combustível na gestão de frota e como fazê-lo.

Acompanhe a leitura!

Quanto custa o combustível para sua frota?

Cada frota tem um perfil de despesas único. No entanto, o combustível está, sem exceção, próximo ao topo da maioria das planilhas de contas.

Com o combustível ocupando uma parcela tão grande das despesas, faz sentido para os negócios priorizar o seu controle – começando com a coleta adequada de dados de uso de combustível para entender onde sua frota pode melhorar.

Superando os desafios de coletar manualmente os dados de combustível da frota

A coleta de dados de combustível costumava ser sobre o monitoramento de quilômetros percorridos e a comparação desses números com os recibos de combustível.

O primeiro problema com este método é a sua demora e, muitas vezes, envolve planilhas desorganizadas. O segundo problema: erro humano. Isso pode ocorrer através do controle ineficiente dos motoristas, podendo perder recibos ou anotando números incorretamente, ou gestores de frota cometendo erros ao processar os números.

O cálculo errado do uso de combustível pode causar problemas quando se trata de orçamento e gerenciamento de recursos. Se você superestimar seus gastos com combustível, perderá investimentos que poderia ter feito. Subestime e você acaba dedicando mais do seu orçamento ao combustível do que o pretendido.

É aqui que o sistema integrado de gestão de frota é útil.

Ao rastrear a quilometragem do veículo, os gerentes de frota podem avaliar o uso de combustível – vendo onde o consumo excessivo pode estar ocorrendo – e tomar decisões de negócios informadas com base nesses dados.

O sistema de gestão de frota também é muito mais sofisticado do que o rastreamento manual de combustível. Como ele você pode rastrear itens como marcha lenta do veículo, direção brusca e desempenho do veículo, e ver o efeito que esses fatores têm no consumo do combustível.

Em posse desses dados, os gestores de frota estão em uma posição muito melhor para tomar decisões informadas e lucrativas sobre sua frota.

Possíveis maneiras de como as frotas desperdiçam combustível

Falando em marcha lenta, frenagem brusca e excesso de velocidade – todos esses maus hábitos diários de direção afetam o consumo de combustível. Na verdade, a marcha lenta pode desperdiçar até um galão ou mais de combustível por hora, o que é um grande vazamento nos lucros.

Para combater esses comportamentos de desperdício de combustível, o sistema integrado de gestão de frota fornece a resposta. Equipar os seus veículos com o sistema integrado de gestão de frota significa poder acompanhar a condução em tempo real.

Especificamente, nosso sistema da Infleet permite que os gerentes personalizem as notificações do comportamento de um motorista. Por exemplo, um gerente pode definir um limite de condução de 15 km/hora acima do limite de velocidade por um minuto. Se um motorista ultrapassar esse limite, o gestor será imediatamente notificado.

Com esses dados, você poderá fornecer um feedback direcionado aos motoristas. Isso ajudará a incentivar boas práticas de direção a longo prazo – o que significa que muito menos combustível será desperdiçado ao longo do tempo.

Investir em treinamento é outra opção para manter os motoristas seguros, produtivos e evitar hábitos de desperdício de combustível. Alguns treinamentos de frota oferecem cursos de direção ecológica. Isso pode resultar em economias médias de longo prazo para frotas.

Mantenha os custos de combustível sob controle com um sistema integrado de gestão de frota

As métricas de uso de combustível são essenciais para a economia e, ao usar um sistema integrado de gestão de frota, você dispõe das ferramentas adequadas e necessárias para eliminar a coleta manual de dados ineficientes e agilizar o processo.

Com dados detalhados e precisos de uso de combustível coletados automaticamente com o sistema integrado de gestão de frota, sua empresa obtém ideias sobre as próximas etapas para reduzir o uso desnecessário de combustível, permitindo que você reduza custos e melhore seus resultados.

Para saber mais sobre como a tecnologia da gestão de frota pode ajudá-lo a reduzir os custos de combustível e outras despesas de sua frota, entre em contato com um de nossos consultores e solicite o teste grátis hoje mesmo!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas