Cobesa, distribuidora da Coca-Cola, reduz em 25% o tempo ocioso da frota usando a Infleet

Cobesa, distribuidora da Coca-Cola, reduz em 25% o tempo ocioso da frota usando a Infleet

Localizada em Barra do Corda, no Maranhão, a Cobesa é uma distribuidora autorizada de produtos da marca Coca-Cola e dispõe de uma frota mista com mais de 35 veículos, divididos entre caminhões e motos.

Até setembro de 2021, o preenchimento manual do checklist veicular era a principal forma de acompanhar o comportamento do motorista e, na busca por dados mais aprofundados sobre a frota, a empresa começou a investir em tecnologia de ponta como a Telemetria.

Fruto de sua constante dedicação, o Nilo Gonçalves, Gestor de Frota da Cobesa, identificou que poderia aprimorar ainda mais a análise de dados da frota por meio do Sistema Integrado de gestão de frotas da Infleet. Em outubro de 2021, nasce então uma parceria forte.

Solução

Para cumprir o processo de rotina da empresa, todos os motoristas preenchem um documento chamado checklist. Porém, um desses condutores costumava ocultar informações, apontando no checklist como se o veículo usado por ele funcionasse normalmente todos os dias.

Durante o uso da plataforma integrada de Gestão de Frotas da Infleet, o Nilo estipulou um objetivo audacioso - reduzir o custo com abastecimento. As análises iniciais ocorreram através de eventos como:

  • Aceleração brusca;
  • Frenagem brusca;
  • Curva acentuada e;
  • Tempo ocioso do motor.

O próximo passo era se debruçar nos dados para obter respostas. Nilo, com seus anos de experiência e sensibilidade, identificou na plataforma que o tempo ocioso do motor estava muito alto. Ao investigar minuciosamente o problema, o referido motorista (do checklist) sinalizou que o veículo não estava desligando há um tempo.

O defeito do veículo afetava o tempo ocioso do motor, e consequentemente, aumentava o consumo do combustível. Para atacar uma das causas que poderiam estar provocando esse aumento, o gestor de frota alinhou com os motoristas a seguinte regra:

“Em caso de viagens com mais de 10 paradas, é necessário desligar o veículo em todas as paradas para realizar as entregas.”

Nilo Gonçalvez, Gestor de Frota da Cobesa.

Foi através da análise dos dados, aliado à experiência do gestor da frota, que a Cobesa conseguiu corrigir os erros de comportamento dos condutores e obter resultados positivos na economia do combustível, item que tem elevado seu preço constantemente.

Resultado

Em quase seis meses de uso da plataforma integrada de gestão de frota Infleet, a Cobesa pode elaborar e aplicar novas estratégias para melhoria no comportamento do condutor.

Essa atitude provoca conscientização entre os colaboradores, reforça o compromisso de atender às regras da empresa, promove a segurança dos condutores e assegura uma significativa redução nos custos da frota.

Os números mostram o sucesso da estratégia:

  • Redução no tempo ocioso da frota em 25%, comparando os meses de janeiro e fevereiro.
  • Através da Telemetria foi possível a identificação de uma falha mecânica em um veículo, o que colabora com o desperdício de combustível.
  • Mudança no comportamento do motorista. O gestor estipulou uma média tolerável de ociosidade do motor: para motos, o valor não poderia ultrapassar 3% ao mês, e para caminhões, 10% ao mês.

Conclusão

Como prova o case acima, o sistema integrado Infleet para gestão de frotas é eficaz e traz resultados.

Nada melhor do que ter uma ferramenta com tecnologia de ponta para ser seu aliado, ajudando a mitigar problemas e apresentando dados acionáveis com foco na melhoria da performance da sua frota como um todo.

Clique no banner abaixo, fale com um de nossos consultores e solicite o teste grátis hoje mesmo!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas