Cobesa, distribuidora da Coca-Cola, reduz em 25% o tempo ocioso da frota usando a Infleet

Entenda como a Cobesa, distribuidora autorizada da Coca-Cola, conseguiu reduzir em 25% o tempo ocioso da frota usando a Infleet. Acesse o artigo e confira!
26/05/2022
3 min de leitura
Cobesa, distribuidora da Coca-Cola, reduz em 25% o tempo ocioso da frota usando a Infleet

Localizada em Barra do Corda, no Maranhão, a Cobesa é uma distribuidora autorizada de produtos da marca Coca-Cola e dispõe de uma frota mista com mais de 35 veículos, divididos entre caminhões e motos.

Até setembro de 2021, o preenchimento manual do checklist veicular era a principal forma de acompanhar o comportamento do motorista e, na busca por dados mais aprofundados sobre a frota, a empresa começou a investir em tecnologia de ponta como a Telemetria.

Fruto de sua constante dedicação, o Nilo Gonçalves, Gestor de Frota da Cobesa, identificou que poderia aprimorar ainda mais a análise de dados da frota por meio do Sistema Integrado de gestão de frotas da Infleet. Em outubro de 2021, nasce então uma parceria forte.

Solução

Para cumprir o processo de rotina da empresa, todos os motoristas preenchem um documento chamado checklist. Porém, um desses condutores costumava ocultar informações, apontando no checklist como se o veículo usado por ele funcionasse normalmente todos os dias.

Durante o uso da plataforma integrada de Gestão de Frotas da Infleet, o Nilo estipulou um objetivo audacioso – reduzir o custo com abastecimento. As análises iniciais ocorreram através de eventos como:

  • Aceleração brusca;
  • Frenagem brusca;
  • Curva acentuada e;
  • Tempo ocioso do motor.

O próximo passo era se debruçar nos dados para obter respostas. Nilo, com seus anos de experiência e sensibilidade, identificou na plataforma que o tempo ocioso do motor estava muito alto. Ao investigar minuciosamente o problema, o referido motorista (do checklist) sinalizou que o veículo não estava desligando há um tempo.

O defeito do veículo afetava o tempo ocioso do motor, e consequentemente, aumentava o consumo do combustível. Para atacar uma das causas que poderiam estar provocando esse aumento, o gestor de frota alinhou com os motoristas a seguinte regra:

“Em caso de viagens com mais de 10 paradas, é necessário desligar o veículo em todas as paradas para realizar as entregas.”

Nilo Gonçalvez, Gestor de Frota da Cobesa.

Foi através da análise dos dados, aliado à experiência do gestor da frota, que a Cobesa conseguiu corrigir os erros de comportamento dos condutores e obter resultados positivos na economia do combustível, item que tem elevado seu preço constantemente.

Resultado

Em quase seis meses de uso da plataforma integrada de gestão de frota Infleet, a Cobesa pode elaborar e aplicar novas estratégias para melhoria no comportamento do condutor.

Essa atitude provoca conscientização entre os colaboradores, reforça o compromisso de atender às regras da empresa, promove a segurança dos condutores e assegura uma significativa redução nos custos da frota.

Os números mostram o sucesso da estratégia:

  • Redução no tempo ocioso da frota em 25%, comparando os meses de janeiro e fevereiro.
  • Através da Telemetria foi possível a identificação de uma falha mecânica em um veículo, o que colabora com o desperdício de combustível.
  • Mudança no comportamento do motorista. O gestor estipulou uma média tolerável de ociosidade do motor: para motos, o valor não poderia ultrapassar 3% ao mês, e para caminhões, 10% ao mês.

Conclusão

Como prova o case acima, o sistema integrado Infleet para gestão de frotas é eficaz e traz resultados.

Nada melhor do que ter uma ferramenta com tecnologia de ponta para ser seu aliado, ajudando a mitigar problemas e apresentando dados acionáveis com foco na melhoria da performance da sua frota como um todo.

Clique no banner abaixo, fale com um de nossos consultores e solicite o teste grátis hoje mesmo!

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.