Adicionar veículos elétricos à sua frota – vale a pena?

O melhor benefício é que sua empresa economizará dinheiro a longo prazo. Acesse o artigo e confira!
22/07/2022
5 min de leitura

A indústria de veículos elétricos está crescendo progressivamente. A tecnologia está se desenvolvendo e muitas empresas de logística brincam com a ideia de adicionar veículos elétricos à sua frota.

Esta é uma grande decisão e, embora haja muitos benefícios, você não deve se apressar em tomá-la. Aqui estão algumas coisas essenciais a considerar antes de adicionar veículos elétricos à sua frota.

O que há de novo na tecnologia de veículos elétricos?

Como tudo o mais, a tecnologia de veículos elétricos também está se desenvolvendo em ritmo acelerado. Agora temos carros conectados, tecnologia de carregamento rápido, carregamento inteligente e muitos outros recursos incríveis.

Há também um aumento nas vendas de veículos elétricos. Para 2019, as vendas de carros elétricos ficaram em 2,6%, para 2020 em 4,3% e, no ano passado, saltaram para 7,2%. Embora esta seja apenas uma pequena parte dos carros vendidos nos EUA, há uma necessidade crescente de veículos elétricos.

Usando as métricas dadas, a previsão nos diz que, até o final de 2028, o mercado de EV terá um crescimento nas vendas de 35%, com mais de 2,9 milhões de veículos elétricos nas estradas dos EUA. Só de olhar para os números, faz todo o sentido que a adoção de veículos elétricos nas frotas comerciais seja uma das principais tendências de gestão de frotas para 2022.

Você deve optar por veículos elétricos ou híbridos?

Uma alternativa aos veículos elétricos são os veículos híbridos. Vamos detalhar as principais diferenças entre os dois.

Um veículo elétrico converte a energia da bateria em energia elétrica. Em vez do motor de combustão interna, você tem o motor elétrico. Você precisa conectar o motor a uma estação de carregamento para carregar o veículo.

Como o próprio nome sugere, os veículos híbridos usam uma combinação de combustíveis fósseis e energia elétrica. Um motor a gasolina ou diesel funciona em sincronia com o motor elétrico para maior economia de combustível e desempenho geral.

A diferença aqui também está no comando. Você não precisa conectar o motor elétrico a uma estação de carregamento porque a bateria está se carregando com energia térmica.

Há também uma alternativa chamada veículo elétrico híbrido plug-in, ou PHEV. Funciona de forma semelhante a um modelo híbrido convencional, mas possui uma bateria maior, exigindo conexão a uma estação de carregamento.

O benefício dos veículos PHEV é que eles podem cobrir distâncias mais consideráveis ​​antes de ficar sem eletricidade e mudar para combustível. No entanto, a melhor prática é carregar os veículos regularmente e não permitir que eles fiquem sem eletricidade. Isso aumenta a economia de combustível.

Quer você decida optar por veículos elétricos ou híbridos, ainda reduzirá substancialmente o uso e os custos de combustível.

Qual é o custo dos veículos elétricos?

Um dos pontos problemáticos mais significativos ao adicionar veículos elétricos à sua frota é o custo inicial. No entanto, se você olhar para o quadro geral e os objetivos de longo prazo, os veículos elétricos são mais baratos.

Se você for totalmente elétrico, não há custos de combustível. Além disso, você terá menos peças que exigem substituição. Mesmo as peças que precisam de manutenção se desgastam muito mais lentamente. Isso significa que até mesmo seus custos de manutenção cairão significativamente ao longo do tempo. E, quando se trata do custo da eletricidade por quilômetro, é cerca de 50% mais barato que o custo do combustível.

Quão seguros e confiáveis ​​são os veículos elétricos?

Outro tópico comum de discussão é a segurança e confiabilidade dos veículos elétricos. Embora existam muitas opiniões diferentes sobre este tópico, é melhor olhar para o feedback dos consumidores.

De acordo com Costumer Opinion, não há diferenças fundamentais em confiabilidade e segurança entre carros elétricos e veículos a gás ou diesel. Tudo se resume a quanto dinheiro você investe na qualidade do veículo e quão bem você cuida dele.

A única diferença real, como dissemos na seção anterior, é a menor necessidade de manutenção.

Só para dar uma pequena perspectiva, a parte mais importante do veículo elétrico, a bateria do carro, pode durar de 10 a 20 anos antes de exigir uma substituição.

Dirigir um veículo elétrico é diferente de dirigir um movido a combustível?

As empresas comerciais que operam grandes frotas de veículos têm muitos motoristas. Todos os motoristas precisam ter uma carteira de motorista válida e experiência na condução. Se você decidir mudar para veículos elétricos, uma pergunta muito natural a ser feita é se os motoristas precisarão de algum treinamento adicional. Dirigir um veículo elétrico é diferente?

Uma coisa boa é que dirigir um veículo elétrico é fácil. No entanto, é diferente de dirigir um veículo movido a combustível. Primeiro, levará algum tempo para os motoristas se acostumarem com o peso de um veículo elétrico. É mais pesado e isso afetará seu desempenho de velocidade máxima.

Além disso, apenas a sensação geral de dirigir é um pouco diferente. No entanto, não há necessidade de treinamento especial. Além disso, não é tão difícil mudar para a condução de veículos elétricos, portanto, você não deve se preocupar com isso.

Existem pontos de carregamento suficientes para cobrir viagens de longa distância?

Se a sua frota gere pequenas distâncias, os veículos elétricos serão ideais para isso. No entanto, quando se trata de viagens mais longas, você precisa saber que uma bateria pode durar cerca de 150 milhas (ca. 241 km) antes de precisar ser recarregada. Além disso, o tempo de carregamento é um pouco mais longo, especialmente durante o tempo frio.

Dependendo do veículo, pode levar de 1 a 6 horas para carregar um veículo elétrico. Além disso, as estações de carregamento requerem uma ficha específica, não uma ficha normal. Mesmo que você melhore a eficiência de sua frota, você precisa estar ciente disso.

Atualmente, existem cerca de 110 mil portas de carregador nos EUA, o que não é suficiente. Mas a expectativa é que esse número aumente nos próximos anos e no Brasil irá triplicar até o fim desse ano.

Adicionar veículos elétricos à sua frota – vale a pena?

Os veículos elétricos em sua frota reduzirão os custos de combustível e manutenção ao longo do tempo;

  • a confiabilidade da condução de veículos elétricos é a mesma dos veículos movidos a combustível;
  • dirigir esse tipo de carro é super fácil e direto;
  • o número de pontos de carregamento ainda é baixo, mas deve aumentar nos próximos anos;
  • leva muito mais tempo para carregar um veículo elétrico.

Com base em tudo, podemos dizer que vale a pena adicionar veículos elétricos à sua frota se considerarmos o rápido desenvolvimento nesta área. Você pode encontrar dificuldades aqui no Brasil, mas construirá uma base sólida que ficará mais forte à medida que as condições gerais melhorarem. O melhor benefício é que sua empresa economizará dinheiro a longo prazo.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.